A ideia começou a ser executada em meados dos anos 2000. Sempre juntos, de carro e aos finais de semana, o empresário Ireno Bagatini e a esposa, Clara Brambilla Bagatini, decidiram conhecer todos os 497 municípios do Rio Grande do Sul. Quinze anos (e um baita susto) depois, o casal acaba de concluir o roteiro em Porto Vera Cruz, às margens do Rio Uruguai (foto acima).
O sobressalto ocorreu em julho de 2020, quando Ireno contraiu covid-19 e teve de ser internado na UTI do Hospital Moinhos de Vento, na Capital, onde foi entubado. Foram 55 dias entre a vida e a morte.
— Pensei que ia morrer. E ainda faltava conhecer Porto Vera Cruz. Achei que não ia conseguir — recorda o viajante de 73 anos, pai de três filhas.
Recuperado, Ireno conseguiu concretizar o feito, ao lado de Clara, do jeitinho de sempre: em um passeio tranquilo, com direito à recepção calorosa e à boa comida do Interior.
Apaixonados pelo Estado, os moradores de Porto Alegre destacam a gentileza com que foram recebidos em todos os lugares - e o prazer do mate aos finais de tarde, na recepção dos hotéis, quando o papo corria solto e leve. Não é preciso ir longe, afinal, para ser feliz.
O top 5 dos viajantes
Pedi a Ireno e Clara para que apontassem os municípios dos quais mais gostaram. Aí vai o ranking do casal:
- Ametista do Sul, no Norte, pelas belezas da região de pedras preciosas (que eles visitaram cinco vezes!)
- Victor Graeff, no Norte, pelos encantos da Praça Tancredo Neves, com mais de 200 esculturas em ciprestes
- São Miguel das Missões, no Noroeste, pela imponência das ruínas do sítio arqueológico de São Miguel Arcanjo
- Antônio Prado, na Serra, devido ao charme do casario colonial preservado
- São Francisco de Paula, na Serra, pelos encantos do Lago São Bernardo