iRS GERAL
O iRS é um indicador de desenvolvimento dos Estados. Com foco na vida real e formato simplificado, o índice é fruto de parceria entre ZH e PUCRS, com apoio institucional da Celulose Riograndense. O indicador pondera o desempenho de Estados e do Distrito Federal em três dimensões: padrão de vida, educação e, reunidos, longevidade e segurança. O iRS tem o mesmo referencial teórico do IDH.
O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) surgiu nos anos 1990 como alternativa a indicadores focados na dimensão econômica do desenvolvimento. No Brasil, é estimado para Estados e municípios com dados do censo, a cada 10 anos. O mais recente foi lançado em 2016, com base em informações de 2010.
Apesar de ser composto por variáveis diferentes, o iRS apresenta resultados semelhantes aos do último IDH para os Estados. Em ambos os rankings, os ocupantes das primeiras colocações são praticamente os mesmos.
Para obter um resultado comparável entre todos os Estados, foi criada uma escala de zero a um, baseada em patamares mínimos aceitáveis e metas de desenvolvimento. Quanto mais perto de um, mais próximo da meta. Quando mais próximo de zero, mais distante.
É a média geométrica das três dimensões:
iRS = raiz cúbica de Padrão de vida x Educação x Longevidade e segurança