
Presidente da Rússia, Vladimir Putin demonstrou interesse em buscar um acordo pelo fim da guerra com a Ucrânia mediado pelo grupo de países Amigos da Paz — liderado por Brasil e China. O presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, propôs a negociação durante conversa por telefone com o russo nesta segunda-feira (27).
"Putin agradeceu a contribuição de atores como o Brasil para a busca de uma solução para o conflito na Ucrânia e demonstrou interesse pelos trabalhos do Grupo de Amigos da Paz, lançado pelo Brasil e pela China na ONU em setembro passado. Os dois mandatários acordaram seguir em permanente contato sobre esse tema", diz nota divulgada pelo Palácio do Planalto, que deu mais detalhes sobre a conversa.
O texto ainda afirma que Putin cumprimentou o Brasil pelo lançamento da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza e que sugeriu a retomada da Comissão Bilateral de Alto Nível entre russos e brasileiros. Além disso, Putin disse apoiar a presidência brasileira no Brics.
Lula na Rússia
O presidente da República indicou a Putin que quer comparecer à comemoração do Dia da Vitória, em 9 de maio. Trata-se da data em que os russos celebram o triunfo sobre a Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial. A capitulação do regime de Adolf Hitler marcou o fim do conflito na Europa — mas a guerra continuou no Oceano Pacífico até os Estados Unidos derrotarem o Japão.
"O presidente Lula agradeceu o convite russo para a comemoração, em Moscou, dos 80 anos da vitória na Segunda Guerra Mundial, em 9 de maio, e indicou intenção de comparecer. O presidente russo ressaltou que se encontrava hoje em São Petersburgo para a celebração dos 80 anos do fim do cerco a Leningrado. Demonstrou satisfação com perspectiva de receber o presidente brasileiro e fortalecer o relacionamento entre o Brasil e a Rússia", afirma o comunicado.