Nesta sexta-feira (12), GZH Passo Fundo finaliza a série de reportagens mostrando como foi a pré-temporada dos 16 clubes que disputarão a Divisão de Acesso 2024. A competição, que se inicia neste final de semana, vale duas vagas para a elite do futebol gaúcho do próximo ano.
Depois de ter mostrado como chegam 12 dos 16 clubes, é a vez de saber como foi a preparação de Bagé, Futebol com Vida, Lajeadense e Monsoon. Confira abaixo.
Clube Esportivo Lajeadense
- Cidade: Lajeado
- Fundação: 23/4/1911
- Estádio: Arena Alviazul
- Colocação em 2023: semifinalista, eliminado para o Santa Cruz
- Última vez no Gauchão: 2016
- Técnico: Serginho Almeida, 47 anos.
O Lajeadense iniciou os treinos para a Divisão de Acesso no dia 11 de março. Há três anos, o clube fica no “quase” retorno para a elite do futebol gaúcho. Portanto, para conseguir o acesso em 2024, manteve uma base do elenco de 2023, começando pelo treinador.
O comandante Serginho Almeida foi confirmado para o cargo em dezembro. Ele, inclusive, iniciou sua trajetória no clube nas categorias de base, em 2014. Desde então, soma 10 passagens entre as funções de auxiliar, coordenador e técnico.
Além do treinador, nomes como dos goleiros Cainã, Igor e Pedro Zuffo, os meio-campistas Sampson e Roger e os atacantes Ramon Tressoldi, Edson Silva e Gian Luca aparecem como remanescentes de 2023. As novidades ficam por conta das contratações dos irmãos portugueses Dimitry e Cauã, que vestirão a camisa do Alviazul pela primeira vez.
O Lajeadense realizou dois amistosos durante a preparação para a Divisão de Acesso. No primeiro, venceu a equipe amadora ALE Lajeado por 2 a 1. Na sequência, finalizou a o período de pré-temporada com um triunfo contra o Glória de Vacaria, por 1 a 0.
Monsoon Futebol Clube
- Cidade: Porto Alegre
- Fundação: 22/11/2021
- Estádio: Sesc Protásio Alves
- Em 2023: semifinalista, eliminado pelo Guarany de Bagé
- Última vez no Gauchão: nunca jogou
- Técnico: Bruno Coutinho, 37 anos.
Surpresa na Divisão de Acesso de 2023, ao ser a melhor equipe da fase de classificação, o Monsoon iniciou a preparação para a edição deste ano no dia 13 de abril. Antes disso, em fevereiro, o clube anunciou Bruno Coutinho como o seu novo comandante para a competição. Esta será a terceira experiência dele como treinador — antes passou por Passo Fundo e Monte Azul, equipe comandada pelo pai de Neymar e pelo ex-jogador Emerson Sheik.
Entre os 25 nomes que compõem o elenco, oito renovaram contrato para este ano: o zagueiro Jô, o volante Bruno Henrique, os meio-campistas Lucas Barth e Abner e os atacantes Joesley, José Carlos, Kerlly e Victor Lima. O último é aposta do clube para ser o destaque da Divisão de Acesso.
Diferentemente de todos os outros 15 clubes que disputarão a segunda divisão estadual, o Monsoon foi o único que não realizou nenhum amistoso no período de pré-temporada. Sendo assim, a estreia da equipe neste final de semana será uma surpresa em termos de desempenho.
Grêmio Esportivo Bagé
- Cidade: Bagé
- Fundação: 5/8/1920
- Estádio: Pedra Moura
- Campanha em 2023: 9º lugar
- Última vez no Gauchão: 1994
- Técnico: Alê Menezes, 47 anos.
O Grêmio Bagé iniciou a sua preparação no dia 4 de março sob o comando do ex-jogador e agora técnico Alê Menezes. O elenco atual conta com 19 jogadores, mas deverão chegar outros sete durante a competição, pois ele ainda estão disputando os Estaduais por outros clubes.
Do elenco atual, somente o lateral-direito Biteco jogou no Gauchão deste ano, quando defendeu o Brasil-Pel. Outros destaques do time de Bagé são o goleiro Régis e o centroavante Alex, que estava no Monsoon no ano passado.
Para esta competição, o Bagé aposta na aliança entre jogadores jovens e experientes e uma das armas é a velocidade do time do meio para frente. No entanto, o clube teve poucos testes antes da Divisão de Acesso — realizou somente dois jogos-treinos contra equipes amadoras. Isso porque, a maioria dos adversários são de cidades distantes, o que elevaria o custo de um amistoso.
O Bagé estreia na Divisão de Acesso contra o São Gabriel, no sábado (13), às 15h, no Estádio Pedra Moura.
Futebol Com Vida
- Cidade: Viamão
- Fundação: 1/2/2022
- Estádio: não possui
- Campanha em 2023: vice-campeão da Terceirona
- Última vez no Gauchão: nunca jogou
- Técnico: Jorginho Rolim, 41 anos.
O Futebol Com Vida disputa a Divisão de Acesso pela primeira vez. No ano passado, a SAF estava na Terceirona, na sua primeira competição oficial, e conseguiu subir de divisão. O time comandado pelo técnico Jorginho Rolim tem uma proposta diferente dos demais clubes da Divisão de Acesso.
O clube tem como objetivo formar atletas para negociá-los para grandes clubes do Brasil e Exterior. Portanto, a média de idade do elenco é de 19 anos, a menor da Divisão de Acesso. Os atletas que irão defender o time têm entre 18 e 22 anos. A aposta é o atacante Vini, de 19 anos, que foi o artilheiro da equipe na Terceirona do ano passado.
Por conta da juventude do grupo, o treinador Jorginho Rolim acredita que sua equipe pode fazer um bom campeonato, mas afirma que o objetivo principal é se manter na Divisão de Acesso.
O Futebol Com Vida também é o time que está treinando há mais tempo. Desde o dia 5 de fevereiro, os garotos treinam no centro de treinamento, em Viamão. Mesmo trabalhando no seu próprio CT, o time mandará os primeiros jogos na Arena do Cruzeiro, em Cachoeirinha, pois as arquibancadas de seu estádio ainda estão sendo construídas. A expectativa é que o clube possa jogar no local no meio do campeonato.
A estreia do time na Divisão de Acesso será no domingo (14), às 15h, contra o Monsoon, em Cachoeirinha.