O Grêmio aproveitou o Gauchão para dar experiência para alguns jogadores da base. O Tricolor emprestou 10 jogadores para cinco diferentes equipes que disputaram ou ainda disputam o campeonato estadual.
Caxias, Pelotas, Aimoré, São Luiz e São José foram os times que contaram com os garotos gremistas no torneio de 2021. A equipe da Serra é a única que ainda tem pretensões no campeonato — disputa a semifinal contra o Tricolor nos dois próximos finais de semana.
Sendo assim, nove dos 10 atletas já voltaram a Eldorado do Sul na última semana e a avaliação da direção do Grêmio é positiva do período que atuaram longe de Porto Alegre.
— Estes atletas conviveram com ambientes um pouco mais adversos do que costumam ter na base do Grêmio, com adversários mais experientes. Tiveram de se integrar a essa realidade do futebol gaúcho. Essa troca de experiências nos dá certeza que serão atletas logo ali na frente mais preparados para enfrentar competições mais acirradas e exigentes — analisou Gustavo Schmitz, assessor da presidência para a base.
Como foram os jogadores:
Guilherme Beléa
Foi o único dos jogadores que foi titular em todas as partidas em que atuou pelo Aimoré. Esteve em campo em oito oportunidades, mas jogou os 90 minutos em apenas uma. Marcou um gol, contra o Pelotas, na vitória por 2 a 1, na sexta rodada do Gauchão. É um jogador que atua pelo lado do campo, de velocidade e drible.
Gazão
Mais um da fábrica de volantes do Grêmio. Aos 19 anos, fez apenas três partidas com a camisa do Pelotas, que acabou rebaixado para a Divisão de Acesso. Não foi titular em nenhuma oportunidade.
Thiago Rosa
O lateral-esquerdo fez quatro partidas pelo Pelotas no Gauchão desse ano, todas entrando ao decorrer do jogo. Ele é tido com um atleta com virtudes ofensivas e defensivas. É um jogador bem apoiador com um chute muito forte.
Thomas Luciano
O lateral-direito também disputou o Gauchão pelo Pelotas. Esteve em campo em três oportunidades — duas entrando durante o jogo e outra iniciando como titular, mas saindo no intervalo. Dentro do Grêmio, é considerado um jogador muito versátil.
Wesley
Foi o jogador emprestado pelo Tricolor que mais teve chances durante o campeonato estadual. Foi titular do Pelotas em grande parte do Gauchão — seis jogos. Em outros quatro, entrou durante as partidas. Deu uma assistência. É considerado um jogador veloz.
Gustavo Martins
Emprestado ao Caxias, o zagueiro não recebeu tantas chances do técnico Rafael Lacerda. No Gauchão, até agora, fez apenas uma partida com a camisa grená (entrou aos 25 minutos do segundo tempo contra o São Luiz). Segundo o ge.globo, o time da Serra já manifestou o interesse de continuar com o jogador para a disputa da Série D.
Matheus Nunes
Lateral-esquerdo vice-campeão da Copa São Paulo em 2020, Matheus foi emprestado para o São José, mas acabou não atuando com a camisa do Zeca.
Gustavo Marins
No pacotão de empréstimos ao São Luiz, não entrou em campo com a camisa do time de Ijuí.
Ruan
Assim como seu companheiro de São Luiz, o goleiro não teve chances na equipe.
Lucas Alves
O meio-campista fez duas partidas pelo São Luiz. Em ambas, começou no banco de reservas e entrou no decorrer do jogo.