Na iminência de vender Pepê para o Porto-POR, o Grêmio avalia opções caseiras de substituição ao atacante. Ferreira e Léo Chú, que deve ser reintegrado ao plantel depois do Brasileirão, devem participar de um laboratório para vaga, mas um terceiro nome já aparece no horizonte dos dirigentes: Jhonata Robert. O jogador de 21 anos está cedido por empréstimo ao Famalicão-POR e poderá retornar no segundo semestre a Porto Alegre.
No clube português, o jovem já disputou 16 partidas e soma quatro gols marcados. Foram apenas seis aparições como titular no ataque, mas tem participado com frequência e com rendimento positivo. A avaliação gremista é que ele está adquirindo experiência e valor de mercado.
No contrato de empréstimo, que tem validade até o final da temporada europeia, o jogador poderá ser comprado pelo Famalicão. Pela situação financeira da equipe, que está na zona de rebaixado, a tendência é que a opção não seja exercida. Os valores não são confirmados entre as partes e não há cláusula de retorno imediato, ou seja, caso o Tricolor queira repatriá-lo antes do acordo, terá que contar com a aceitação dos portugueses.
A expectativa dos dirigentes gremistas é que o atleta seja reaproveitado pela comissão técnica que treinará o Tricolor em 2021. Por isso, os jogos e atuações da promessa de 21 anos são monitorados de Porto Alegre. Antes de ser emprestado para o continente europeu, o atacante foi cedido ao Cruzeiro.
O contrato com o Grêmio está assinado até o final de 2022 e a multa é de 80 milhões de euros (R$ 521 milhões na conversão atual) . O clube tem 60% dos direitos econômicos do jovem que foi contratado junto ao Barra-SC.