A torcida do Grêmio se acostumou nos últimos anos a ver sair das categorias de base garotos que se tornaram peças importantes em grandes conquistas da equipe de Renato Portaluppi. Pois a fila de talentos ganhou um novo nome para os gremistas prestarem atenção: Isaque.
O meia-atacante de 23 anos, que vinha desde o ano passado aparecendo de forma esporádica em jogos em que os titulares eram preservados, foi uma surpresa de Renato Portaluppi no segundo tempo do Gre-Nal da última quarta-feira (5). Ele aproveitou a oportunidade em grandes estilo ao fazer o gol que definiu o placar 2 a 0 e garantiu o título do segundo turno do Gauchão ao Tricolor. A boa resposta no clássico rendeu a chance de ser titular diante do Fluminense na estreia do Brasileirão, onde teve participação na jogada do gol de Diego Souza.
No Grêmio desde 2017, Isaque tem sua trajetória no clube ligada a Matheus Henrique. Ele já era conhecido do observador técnico do clube em São Paulo, Erivelton de Lima, que acompanhou junto com o atual treinador da equipe sub-19 gremista Guilherme Bossle o jogo entre São Caetano e São Bento pela Copa São Paulo de Futebol Júnior daquele ano. A partida terminou em 4 a 2 para o São Caetano, com três assistências de Matheus Henrique e um gol de Isaque.
Bossle conta que vinha observando Matheus Henrique naquele torneio, mas que a atuação de Isaque no jogo despertou sua atenção. A qualidade para definir de forma simples jogadas com passe ou finalização são marcas do garoto desde seu início na base tricolor.
— Nós havíamos visto o potencial do Matheus Henrique nos dois primeiros jogos da Copa SP. O Isaque não tinha se destacado tanto ainda na competição, mas fez um grande jogo contra o São Caetano. O Isaque chamou atenção pela questão técnica. Ele era um jogador que não tinha feito um trabalho de base, o começo dele no futebol foi tardio, mas mostrava qualidade. Estava no último ano de júnior e precisava de uma adaptação, que foi feita quando chegou ao Grêmio — conta Bossle.
O jogo contra o Fluminense não foi o primeiro de Isaque pelo Brasileirão. Em 2019, ele estreou na competição e chegou até a marcar um gol na derrota por 3 a 2 para o Goiás pela última rodada, quando o Grêmio usou o time de transição. Na ocasião, atuou como homem mais adiantado do ataque.
O coordenador base gremista Francesco Barletta ressalta que Isaque pode atuar tanto na função de meia central, como jogou diante do Fluminense, como centroavante. Ele avalia que o estilo de jogo do garoto se assemelha ao de Luan, atualmente no Corinthians.
— Ele tem característica de jogar perto do gol. Isso foi identificado desde sua chegada ao Grêmio. Ele não é um meia como o Jean Pyerre. Por característica é mais próximo do Luan — cita Francesco, que ressalta o trabalho feito em conjunto com a comissão técnica profissional para a evolução dos jovens.
— A continuidade da comissão do Renato é um ponto fundamental, pois eles conseguem acompanhar o jogador durante bastante tempo até subir para o profissional. Eles acompanharam a evolução dele. A oportunidade para o Isaque veio em boa hora e ele está aproveitando — completa.
Como a presença de Jean Pyerre diante do Ceará não está garantida, Isaque pode ganhar uma nova chance como titular na segunda rodada do Brasileirão. Se isso ocorrer, o torcedor terá nova oportunidade para observar mais um talento lapidado na base gremista.
Isaque
- Data de nascimento: 22/4/1997 (23 anos)
- Natural: São Paulo (SP)
- No Grêmio desde 2017
- Como profissional: 13 jogos, 3 gols
Números contra o Fluminense
- Minutos jogados: 71
- Finalizações: 2
- Passes: 17
- Dribles: 2
- Desarmes: 2