O apresentador e comediante Gregório Duvivier celebrou nas redes sociais no último domingo (11) a vitória na Justiça sobre o empresário Luciano Hang, proprietário da rede de lojas Havan. O empresário havia processado Gregório por injúria – no caso, pelo comediante tê-lo chamado de "Véio da Havan" – e incitação ao homicídio.
"Véio da havan me processou. E perdeu. E a sentença da juíza é maravilhosa", escreveu Gregório em seu perfil no Twitter, compartilhando uma publicação da coluna de Lauro Jardim, no jornal O Globo. "Que sirva pros próximos evitarem perder tempo", acrescentou.
Conforme a nota, Hang reclamou na Justiça que além de ser chamado de "Véio da Havan" no Twitter pelo comediante, Gregório replicou um meme: "tô tisti alguém mata o véio da Havan". O empresário alegou ter sofrido injúria, além de ter ocorrido incitação ao homicídio.
De acordo com a publicação do colunista, a defesa do comediante argumentou que o apelido já era conhecido nacionalmente. Dois dias depois da primeira postagem, Duvivier publicou um novo post:
"Já que tudo tem q ser explicado mil vezes: não, eu não quero q ninguém mate o velho da Havan. estava apenas reproduzindo um meme. quero que todos tenham vida longa até o velho da Havan, que nem é tão velho assim. Bjo".
A juíza Maria Tereza Donatti, da Justiça do Rio de Janeiro, rejeitou queixa-crime e afirmou na sentença: "O que temos é a irresignação de um cidadão diante de uma piada formulada por um humorista, nada além disso". Ainda cabe recurso à decisão.