Nascido em 30 de janeiro de 1924, Jayme Caetano Braun foi um poeta popular regionalista, grande referência da pajada, ou payada, conforme o original em espanhol, expressão cultural conhecida em países como Argentina e Uruguai.
Leia reportagem sobre o centenário aqui e confira, abaixo, a programação em homenagem ao poeta nesta efeméride:
Reinauguração de estátua
A estátua em homenagem a Jayme Caetano Braun será reinaugurada nesta terça (30/1), às 11h30min, no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho. O evento contará com atos artísticos em homenagem ao ícone da pajada.
Jayme Caetano Braun – Um Século de Arte
Espetáculo músico-poético-audiovisual de Izabel L’Aryan e Renato Fagundes que levará canções musicais e poemas de Jayme palco do Theatro São Pedro, nesta terça (30/1), a partir das 20h. Além do declamador Pedro Jr., a apresentação contará com participações de Valdomiro Maicá, Patrício Maicá, Atahualpa Maicá e Daniel Torres. Ingresso: 1kg de alimento não perecível e/ou produto de limpeza destinados à Casa do Artista Rio-grandense.
Ato de Louvor
O Ato de Louvor a Jayme Caetano Braun será realizado nesta terça (30/1), a partir das 18h, na Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul (Rua Riachuelo, 1.190), Centro Histórico. No evento, será realizado um recital poético pela Estância da Poesia Crioula.
Um nova biografia
O escritor Cândido Brasil prepara uma nova biografia sobre Jayme, que deve ser lançada no Acampamento Farroupilha da Capital, em setembro.
Outro documentário
A jornalista e documentarista Karin Schmidt deve lançar um novo documentário sobre o pajador. O filme está em processo de produção e tem conclusão e lançamento previstos para 2024.