Vacinação no Brasil
Responda às perguntas a seguir e veja em que fase você se encontra segundo o Plano Nacional de Imunização
Você está na Fase 1 › VOCÊ É UM DOS PRIMEIROS DA FILA
Você está na Fase 2 › 14,8 MILHÕES DE PESSOAS ESTÃO À SUA FRENTE
Você está na Fase 3 › 36,9 MILHÕES DE PESSOAS ESTÃO À SUA FRENTE
Você está no Grupo prioritário › 49,6 MILHÕES DE PESSOAS ESTÃO À SUA FRENTE
Você está no Grupo não prioritário › 64,6 MILHÕES DE PESSOAS ESTÃO À SUA FRENTE
Você não está na fila
Fase 1 › 14,8 milhões de pessoas
A fase 1 do PNI foi subdividida. Depois de trabalhadores de saúde que atuam diretamente contra a covid-19, pessoas de 60 anos ou mais em Instituições de longa permanência* e população indígena serem imunizados, foram vacinados no RS os idosos a partir de 75 anos e parte dos demais profissionais da saúde.
Início: 18 de janeiro para o primeiro momento da fase 1: Idosos com mais de 80 anos e demais profissionais da saúde começaram a ser vacinados a partir da segunda semana de fevereiro, escalonados e com datas e faixas etárias que variam em cada cidade do RS. Demais pessoas no grupo começaram a ser vacinadas em março.
*Instituições governamentais ou não governamentais, de caráter residencial, destinadas a domicílio coletivo de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos.
Fase 2 › 22,1 milhões de pessoas
Pessoas de 60 a 74 anos.
Previsão inicial: segundo e terceiro mês após início da vacinação, segundo o PNI - entre final de fevereiro e início de março.
Status: em atraso, mas quase concluída no RS neste final de abril - no país, alguns lugares estão mais atrasados em relação a essa faixa etária.
Fase 3 › 12,7 milhões de pessoas
Gestantes, mulheres no pós-parto (até 45 dias) e portadores de comorbidades: diabetes mellitus; hipertensão arterial grave; doença pulmonar obstrutiva crônica; doença renal; doenças cardiovasculares e cerebrovasculares; indivíduos transplantados de órgão sólido; anemia falciforme; câncer; obesidade grave (IMC≥40). Confira o detalhamento de doenças aqui.
Previsão: quarto mês após início da vacinação, segundo o PNI - abril ou maio de 2021.
Status: como o grupo é grande no RS e começou a ser vacinado no final de abril de forma escalonada, o público-alvo deve ser concluído até o final de maio.
Grupo prioritário › Cerca de 15 milhões de pessoas
Trabalhadores da educação (alguns Estados estudam adiantar a vacinação desse grupo); trabalhadores dos demais serviços essenciais (forças de segurança e salvamento e funcionários do sistema de privação de liberdade já foram vacinados no RS); pessoas com deficiência severa, populações quilombolas, população privada de liberdade, pessoas em situação de rua, dentre outros.
Previsão: ao longo dos 12 meses seguintes à fase 3, segundo o PNI - entre junho de 2021 e junho de 2022. Esta é uma previsão do PNI publicado em 16 de dezembro de 2020. No início deste ano, o governo brasileiro assinou contrato com novas farmacêuticas para a aquisição de mais doses, mas ainda não atualizou o PNI. Portanto, início e conclusão desta fase podem ser adiantados.
Não prioritário › Cerca de 92 milhões de pessoas
População geral. Menores de 60, que não estão em condição de vulnerabilidade, não atuam em profissões essenciais e não têm comorbidades.
Previsão: após o grupo prioritário, segundo o PNI - a partir do segundo semestre de 2022. Esta é uma previsão do PNI publicado em 16 de dezembro de 2020. No início deste ano, o governo brasileiro assinou contrato com novas farmacêuticas para a aquisição de mais doses, mas ainda não atualizou o PNI. Portanto, início e conclusão desta fase podem ser adiantados.
Fora da fila
A vacina é contraindicada para: pessoas menores de 18 anos de idade (o limite de faixa etária pode variar para cada vacina de acordo com a bula); para aquelas pessoas que já apresentaram uma reação anafilática confirmada a uma dose anterior de uma Vacina COVID-19; pessoas que apresentaram uma reação anafilática confirmada a qualquer componente da(s) vacina(s).
Sem previsão de vacinação.