
O prefeito Adiló Didomenico (PSDB) está em viagem a Recife (PE) para participar da Imersão em Cidades Inteligentes. A Capital pernambucana é considerada uma das cidades mais conectadas do país, e Caxias vem desenvolvendo projetos nessa área nos últimos anos.
A agenda é organizada pela Empresa Municipal de Informática (Emprel), onde Adiló esteve na manhã desta quinta-feira (20), e pela Secretaria de Transformação Digital, Ciência e Tecnologia de Recife. Entre os objetivos da viagem está conhecer aplicativos e sistemas digitais que permitem facilitar a interação entre a população e a administração.
Ainda na tarde desta sexta-feira (21), Adiló esteve reunido com o prefeito da cidade, João Campos (PSB) e o vice-prefeito Victor Marques (PCdoB). Entre os assuntos tratados estão gestão, licitações, concessões e formas de desburocratizar o serviço público, além da possibilidade de um projeto-piloto de cooperação entre os municípios.
— Encerramos a agenda aqui em Recife, que foi extremamente produtiva. Voltamos com a possibilidade de muito em breve firmarmos um acordo de cooperação mútuo entre as duas prefeituras, inclusive tivemos já o sinal verde do prefeito João Campos. Estamos retornando para Caxias com boas novidades, eu tenho certeza que vão contribuir muito com o nosso município — comemorou Adiló.
A comitiva composta por Adiló e os secretários Grégora Fortuna dos Passos e Rodrigo Webber e o Procurador Geral Adriano Tacca, além da chefe de comunicação, Fabiana de Lucena, e a coordenadora de marketing digital do município, Andréia Copini, também conheceram alguns locais da cidade como o Compaz (Centro Comunitário da Paz - equipamento de assistência social, educação, esporte e lazer numa comunidade em vulnerabilidade social), uma praça da Primeira Infância (de baixo custo) e o Parque das Graças, recém revitalizado. Os espaços foram apresentados pelo secretário Marcos Toscano, de Relações Internacionais. O grupo retorna no sábado (22).
Plataforma já está em contratação
Caxias já selecionou uma empresa para fornecer e implantar uma plataforma digital que permitirá digitalizar e integrar todos os setores da prefeitura, inclusive com atendimento externo, como o Alô Caxias. Segundo a secretária de Administração, Tecnologia e Inovação, Grégora Fortuna dos Passos, a viagem vai permitir agilizar a implantação, que tem prazo contratual de oito meses a partir do início.