
Pelo menos 14 pessoas morreram no leste dos Estados Unidos, 11 delas apenas no Estado de Kentucky, devido a uma enchente que ocorre há dias e que também já deixou vários desaparecidos, informaram as autoridades locais nesta segunda-feira (17).
"Tenho mais notícias difíceis. O balanço de mortos em Kentucky subiu para 12", anunciou nas redes sociais o governador de Kentucky, Andy Beshear, na segunda-feira, horas após o balanço inicial indicar 11 mortes no Estado.
Segundo Beshear, "esse número pode ainda aumentar", pois "todo o Kentucky foi afetado". O governador afirmou que ainda há "água estagnada por todos os lados", o que levou ao fechamento de mais de 300 estradas.
No dia anterior, Beshear havia indicado que a maioria das vítimas foi encontrada presa em seus veículos sob as inundações.
A intensa chuva e enchente que castiga o Estado constitui "um dos incidentes meteorológicos mais difíceis que já tivemos que enfrentar", afirmou, comparando a situação à do verão de 2022, quando 43 pessoas morreram em enchentes apenas em Kentucky.
A tempestade, que combinou ventos fortes, inundações, chuvas e logo depois temperaturas geladas, atingiu vários outros Estados do leste dos Estados Unidos.
Uma pessoa morreu em Atlanta, Geórgia, no domingo (16), devido ao mau tempo. Segundo um funcionário do Departamento de Bombeiros local, o capitão Scott Powell, citado pela imprensa americana, a morte foi causada por uma árvore "extremamente grande", arrancada pela raiz durante a tempestade, que se chocou contra a casa da vítima.
O governador da Virgínia Ocidental, Patrick Morrisey, relatou pelo menos uma morte em seu estado devido à tempestade.
— Temos uma vítima fatal confirmada. Ainda há várias pessoas desaparecidas — disse à imprensa na segunda.