A ausência de Thiago Santos foi lamentada no ambiente do Grêmio, mesmo com a vitória sobre o Inter na primeira partida da decisão do Gauchão 2021. E, segundo o vice de futebol Marcos Herrmann, há um jogador com perfil semelhante ao camisa 5 nas categorias de base — o que segue a política do clube de revelar jovens talentos para o futuro.
— Temos outro volante na transição, que ainda não subiu plenamente, mas faz uns treinos conosco, e tem características assemelhadas — disse Herrmann, em sua entrevista coletiva depois do Gre-Nal 431.
O nome mencionado pelo dirigente é Mateus Sarará. O volante, que completará 19 anos em 29 de junho, é natural de Porto Alegre e está há oito anos no Tricolor. Em meados do ano passado, ele estendeu o seu vínculo até o final de 2023.
Conforme a direção, dentro da metodologia de trabalho da transição, o meio-campista é convocado para alguns treinamentos com a equipe principal. Aos poucos, receberá mais chances entre os profissionais e poderá aparecer como alternativa para Tiago Nunes.
Segundo Kevin Krieger, diretor da categoria, ele é considerado um volante com facilidade de chegar ao ataque, boa finalização, bom porte físico, além de "marcação forte". Destro, Mateus tem sido lapidado para melhorar a perna esquerda e o cabeceio. Algumas características são vistas como semelhantes às de Thiago Santos.
Na medida em que evolui e aprimora as habilidades, ele deverá ser aproveitado pela comissão técnica. Por isso, segundo Herrmann, a direção não buscará um volante para o restante da temporada. Sarará consta na relação gremista na Copa Sul-Americana e já ficou entre os reservas diante de Aimoré, São José e Juventude pelo Gauchão.