A Federação Gaúcha de Futebol (FGF) organizou, nesta segunda-feira (21), as datas e o regulamento da disputa do Campeonato Gaúcho de 2021. O torneio tem a primeira rodada marcada para o dia 28 de fevereiro - quatro dias depois das últimas partidas do Brasileirão 2020 - e o término previsto para 23 de maio, contabilizando 16 datas disponíveis para a realização de jogos.
As definições se deram através de congresso técnico realizado de maneira presencial, envolvendo a entidade e representantes de cada um dos clubes da elite estadual na sede da Federação, em Porto Alegre.
O torneio contará com 12 equipes em um só grupo onde todos se enfrentam apenas uma vez (11 rodadas). Os quatro melhores classificados na tabela avançam para a semifinal, disputada em ida e volta. A final também é prevista para acontecer em duas datas.
Consultados pela reportagem de GZH, Alessandro Barcellos, novo presidente eleito do Inter, e Paulo Luz, vice-presidente de futebol do Grêmio, afirmam que os clubes ainda não definiram sobre a utilização ou não dos titulares. A decisão sobre uso de equipes reservas, de transição ou da base ainda será avaliada ao longo dos 67 dias que restam até a primeira rodada do Gauchão.
E a pandemia?
Segundo o presidente da FGF Luciano Hocsman, o torneio adotará os mesmos protocolos de testagem, isolamento de contaminados e redução do número de integrantes nas delegações que a CBF utiliza nos campeonatos nacionais em 2020. Não é prevista a necessidades de sedes reduzidas como foi na última edição do Estadual.
A volta do rebaixamento
As duas piores equipes classificadas na tabela serão rebaixadas para a Divisão de Acesso. Os dois melhores do Acesso sobem para a elite em 2022, mantendo o número de 12 times competindo.
Primeira rodada - 28 de fevereiro de 2021
- Inter x Juventude
- Caxias x Grêmio
- São Luiz x Ypiranga
- Novo Hamburgo x Pelotas
- Esportivo x São José
- Brasil-Pel x Aimoré