O início da vida escolar é um momento especial na vida de qualquer criança e importante marco em sua trajetória acadêmica. Por isso, muitas famílias se dedicam a pesquisar bastante sobre as escolas de Educação Infantil mais adequadas para proporcionar os desenvolvimentos físico, cognitivo e emocional para seus pequenos.
Mas, afinal, quais são os critérios que devem ser levados em consideração nessa escolha? Os fatores são variados. Inicialmente, buscar uma escola com ambiente seguro e acolhedor; depois, observar a segurança e a higiene do local, além de entender os desenvolvimentos motor e socioemocional.
Como os quesitos variam para cada família, o psiquiatra da Infância e Adolescência Thiago Rocha, doutor em Psiquiatria e Ciências do Comportamento, sugere que pais ou responsáveis façam uma lista enumerando os tópicos que consideram importantes que a escola ofereça.
— Para algumas pessoas, vão ser os valores da escola, às vezes, o projeto pedagógico, para outras, (o fator) logístico. Não adianta a escola ser fantástica e ser absolutamente distante da minha casa. Talvez o preço seja um fator fundamental para a família — comenta Thiago.
O passo seguinte é conhecer o projeto pedagógico da escola para ter uma ideia do perfil do aluno que a escola forma. Isso é importante para desfazer ideias preconcebidas sobre a própria educação, um campo que se transformou drasticamente nos últimos anos, com metodologias e tecnologias que os pais, muitas vezes, desconhecem.
Em relação ao corpo docente, as famílias devem estar atentas à formação dos professores e ao tempo de experiência na Educação Infantil. Especialistas também sugerem que se observe se os educadores são acessíveis, acolhedores e respeitosos.
— No que se refere às metodologias de ensino, recomendo uma atenção especial quanto às abordagens diversificadas e inclusivas que respeitam as diferentes necessidades de aprendizagem das crianças, considerando os tempos e espaços necessários. Outro ponto importante são as formações continuadas, que possibilitam a atualização dos professores em relação às práticas pedagógicas — afirma a coordenadora da Educação Infantil do Colégio Anchieta, Adriana Jacques.
Ela prossegue:
— Professores embasados e atualizados são essenciais para garantir um aprendizado significativo aos estudantes. A escola que oferece oportunidades aos professores de formação contínua demonstra compromisso com a melhoria da prática pedagógica. Outra recomendação é que a filosofia da instituição de ensino esteja alinhada com os valores da família, o que favorece seu envolvimento nas atividades escolares e no processo educativo — acrescenta.
Por fim, os especialistas destacam ainda que a escola, especialmente de Educação Infantil, precisa ter um mínimo de infraestrutura para que as crianças brinquem.
— A partir da brincadeira, as crianças exploram a sua própria capacidade criativa, sua inteligência. Ter a oportunidade de momentos como esses é extremamente importante. Evidentemente, vai haver escolas com mais estrutura para oferecer espaços adequados, amplos, mas mesmo escolas pequenas podem oferecer oportunidades muito legais para que as crianças possam se divertir, ter integração com a natureza, com brincadeiras mais analógicas — completa Thiago.
Na hora H
Para auxiliar os pais a se sentirem seguros em sua opção, há instituições que oportunizam uma visita aos espaços da escola, ocasião em que também podem conhecer a proposta pedagógica e os valores da instituição.
Conforme Adriana Jacques, uma escola deve oferecer um ambiente para favorecer os desenvolvimentos cognitivo e socioemocional das crianças, visando a formação integral. Segundo ela, uma infraestrutura com instalações adequadas, espaços para atividades lúdicas e para o desenvolvimento das estratégias pedagógicas estimula a criatividade.
Por fim, diz, a oferta de atividades extracurriculares contemplando meditação, artes, educação ambiental, esporte, música e culinária, entre outras, enriquece a experiência educacional e possibilita a ampliação do tempo de permanência na escola. Conhecer a rotina e os valores da escola antes de fazer a matrícula é considerado fundamental pelos especialistas.
A experiência oportuniza às famílias conversar com professores e tirar dúvidas sobre como são tratadas questões como inclusão, diversidade e gestão de conflitos, por exemplo. O futuro aluno deve participar dessa visita para que os pais ou responsáveis conheçam sua opinião sobre o local.
Afinal, a criança precisa se sentir confortável naquele ambiente, onde passará boa parte de seu dia, evitando problemas de adaptação.
Fatores decisivos
O que observar para decidir onde matricular seu filho, conforme o psiquiatra da infância Thiago Rocha e a coordenadora da Educação Infantil do Colégio Anchieta, Adriana Jacques:
Projeto pedagógico
É um documento obrigatório para todas as escolas, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). Ele apresenta as diretrizes que deverão ser seguidas em todas as ações de ensino, as metas almejadas e as atividades a serem elaboradas. O texto deve trazer informações sobre proposta curricular, do planejamento da equipe e da gestão, bem como as linhas pedagógicas empregadas – como tradicional, construtivista e montessoriana, entre outras.
Localização
Questões como trânsito, a segurança do bairro e o tempo de deslocamento para levar e buscar o aluno na escola precisam ser levadas em consideração.
Infraestrutura
Além de conferir o ambiente – salas arejadas, área de lazer e banheiros –, visite a escola para conhecer outros recursos, como parquinho ao ar livre, horta, etc.
Conduta
Descubra como a escola lida com situações difíceis. Se a criança se machucar, envolver-se em uma briga ou sofrer bullying, como será a atuação da instituição?
Preço e qualidade
Uma escola cara não significa, necessariamente, boa qualidade educacional. Avalie se a mensalidade cabe no seu orçamento e se tem bom custo-benefício em relação à proposta pedagógica e infraestrutura, por exemplo.
*Produção: Padrinho Conteúdo