
O asfalto de um trecho de cerca de 500 metros da Avenida Fernando Osório, em Pelotas, precisou ser removido e será refeito após um vazamento em redes de água e esgoto do Sanep provocar rachaduras no pavimento, que havia sido concluído há poucos meses.
A Construtora Pelotense, contratada para a obra de requalificação iniciada em agosto do ano passado, já removeu o pavimento danificado e um novo asfalto já está sendo aplicado. Na manhã desta sexta-feira, o trânsito entre as ruas Dr. Bruno Chaves e João Germano Fiss no sentido centro estava em meia pista.
O engenheiro da Construtora Pelotense responsável pela obra, Guilherme Schneid, afirma que o vazamento não foi identificado antes das obras. Segundo ele, o novo asfalto deve ser concluído ainda nessa sexta-feira.
— Nós tivemos um grande vazamento do Sanep ali, que acabou enfraquecendo a nossa estrutura de pavimento e acabou representando na superfície, o asfalto ficou trincado. A gente fez essa correção paliativa para que tenha mais durabilidade e não tenha essas patologias tão cedo — afirma.
Questionada, a prefeitura afirmou que o ajuste é sob responsabilidade da empresa contratada. Segundo a gestão, “são recomposições do serviços, como uma garantia” e “todo custo do retrabalho é a cargo da empresa”.
O Sanep informou que não há vazamento atualmente no local e que, toda vez que foi acionado pela empresa, realizou o conserto.
Obra de R$ 17 milhões
A requalificação da Avenida Fernando Osório, a principal via da Zona Norte de Pelotas, começou em agosto de 2024. O trecho requalificado começa na Praça do Colono e vai até a BR-116, totalizando 7,3 quilômetros de extensão.
Segundo a prefeitura, a obra recebeu um investimento total de aproximadamente R$ 17 milhões que inclui, além da pavimentação, drenagem, sinalização e recuperação da ciclovia.
Construtora Pelotense se posiciona
No dia 23 de outubro, a Construtora Pelotense divulgou uma nota de esclarecimento sobre o trabalho na Avenida Fernando Osório. Confira a íntegra:
A CONSTRUTORA PELOTENSE LTDA., contratada pelo Município de Pelotas para execução da requalificação da Avenida Fernando Osório, contemplando pavimentação em CBUQ, drenagem e sinalização viária, no município de Pelotas/RS, vem, por meio deste, manifestar-se sobre as publicações do Jornal GZH – Zona Sul em 17/10/2025 e no Facebook pelo canal Pelotas-Notícias em 21/10/2025, que erroneamente atribuem à sua execução as irregularidades observadas no pavimento.
Esclarecemos que as falhas detectadas na via, conforme relatado nas matérias, não foram, de forma alguma, decorrentes de problemas de execução da pavimentação asfáltica por parte da Contratada, e sim, consequência direta de deficiências no sistema de drenagem existente - em função de obstruções, vazamentos ou sub dimensionamentos, que acabaram por implicar em patologias na estrutura - , ou ainda de insuficiências do projeto fornecido pela Contratante em relação às condições atuais, situação compreensível, visto que foi elaborado já há algum tempo, e que novas patologias surgiram desde então, e não tinham como ser previstas.
Registramos que, mesmo que a origem das irregularidades não seja de sua responsabilidade, a empresa, em colaboração e contato constante com a fiscalização do Município, vem efetuando as correções necessárias a fim de evitar transtornos à população, e que a execução dos trabalhos está em conformidade com o projeto e especificações exigidas.
A Construtora Pelotense LTDA, com vasto acerto técnico em obras de pavimentação, reafirma seu compromisso com a execução de obras de qualidade e cumprimento dos contratos por ela firmados, ficando à disposição para quaisquer esclarecimentos relacionados ao tema em questão.
Att
Construtora Pelotense




