
A Prefeitura de Pelotas vai instalar placas para proibir o tráfego de bicicletas no calçadão do Centro e em toda a extensão do calçadão da Praia do Laranjal.
A medida foi aprovada em julho deste ano pela Câmara de Vereadores, por meio da Lei nº 7.450/2025, promulgada no início de agosto após sanção tácita — quando o Executivo não sanciona nem veta um projeto.
Atualmente, a Secretaria de Transporte e Trânsito (STT) está providenciando a confecção das placas, que serão instaladas nos calçadões. Ainda não há previsão de data para a conclusão do serviço.
Segundo o diretor de Trânsito da STT, Cleo Cardozo, a norma será implementada de forma gradativa.
— A ideia é realizar campanhas educativas voltadas à conscientização da população, tendo em vista que é uma mudança de hábito. A circulação de bicicletas nesses espaços já é rotineira, então é uma mudança cultural.
Ele acrescentou que, em seguida, a secretaria vai estruturar formas de fiscalização de maneira gradual.
— O objetivo é garantir a segurança de pedestres e a correta utilização desses espaços públicos — disse.
Entenda a lei
O projeto de lei de autoria do vereador Paulo Coitinho (Cidadania), foi protocolado do dia 28 de maio deste ano. A lei autoriza o Executivo a proibir o tráfego de bicicletas nos calçadões do Centro e da Praia do Laranjal. Passeios e eventos ciclísticos oficiais poderão ser realizados mediante autorização da STT.
Fique informado sobre o que acontece na região sul do Estado! Siga @gzhzonasul no Instagram e no Facebook, e inscreva-se no canal do WhatsApp para receber notícias em seu celular: gzh.rs/canalgzhzs.





