
A Santa Casa de Misericórdia de São Lourenço do Sul receberá um investimento de R$ 1,15 milhão do governo do Estado para a compra e instalação de novos equipamentos nos blocos cirúrgicos.
O convênio firmado com a Secretaria da Saúde prevê a aquisição de uma autoclave hospitalar, utilizada para esterilizar materiais médicos, um arco cirúrgico, equipamento de imagem médica, e uma perfuradora óssea.
Segundo o prefeito Zelmute Marten (PT), os equipamentos devem ser entregues ao hospital em até dez dias. Ele destacou que a atual estrutura já garante atendimento à população, mas precisa ser modernizada.
— Estamos com um plano de recuperação, fruto de um esforço interfederativo, que atua de forma conjunta para a qualificação da instituição.
O repasse foi feito em parcela única e é destinado ao atendimento de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). A Santa Casa é referência em traumatologia e ortopedia para 19 municípios da Zona Sul.
Recuperação da instituição
No dia 28 de julho, a Prefeitura decretou calamidade pública em saúde no município, justificando a medida pela “grave desassistência da Santa Casa à população”. Com o decreto, o Executivo assumiu a direção do hospital.
De acordo com Marten, as principais dificuldades enfrentadas são as dívidas acumuladas e os salários atrasados de médicos e servidores. Ele afirmou que negociações com os governos federal e estadual estão em andamento para reduzir o déficit.
— Nós estamos discutindo com a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional a substituição de dívidas federais por serviços.
O prefeito acrescentou que já foi aprovada na Comissão Intergestores Bipartite (CIB) a elevação do Teto de Média e Alta Complexidade (MAC), recurso do SUS voltado a serviços hospitalares e ambulatoriais de maior porte.
Além disso, a Santa Casa será o primeiro hospital do país a implantar o programa Agora Tem Especialistas do tipo 2, medida que também faz parte das alternativas para enfrentar a situação de calamidade.
Fique informado sobre o que acontece na região sul do Estado! Siga @gzhzonasul no Instagram e no Facebook, e inscreva-se no canal do WhatsApp para receber notícias em seu celular: gzh.rs/canalgzhzs.


