
A Prefeitura de Pelotas protocolou um projeto de lei que prevê a criação e a ampliação de 2.200 vagas no quadro de servidores do município. A proposta visa suprir as demandas do serviço público e abre caminho para a realização de concurso público.
O projeto cria cinco cargos: professor II de Computação, auxiliar de inclusão, arquivista, cuidador social e técnico em manutenção de equipamentos médico-odontológicos. Além disso, a proposta amplia o número de servidores de mais de 20 funções já previstas em lei.
A proposta já está em tramitação na Câmara de Vereadores. No momento, o projeto aguarda parecer das comissões de Constituição e Justiça (CCJ) e de Orçamento e Finanças (COF) antes de ir à votação em plenário.
Do total de vagas, 882 são referentes aos novos cargos e 1.318 sobre a ampliação. Caso todas as vagas sejam preenchidas, as despesas anuais seriam de R$ 93,5 milhões.
Concurso público
A secretária de Recursos Humanos, Carla Cassais, afirma que a gestão não pretende preencher todas as vagas imediatamente, mas um concurso público já está previsto para o final deste ano.
— Para o concurso público, os cargos e as vagas têm que existir. Não adianta a gente fazer um concurso se as vagas estão todas ocupadas — pontua a secretária. Segundo ela, a prefeitura está na fase inicial da contratação da banca avaliadora.
Carla afirma que as secretarias estão operando com déficit de pessoal, o que levou à necessidade de contratações emergenciais no primeiro semestre para suprir as demandas do serviço público.
— Um dos motivos para essa ampliação é justamente reduzir a necessidade de contratos emergenciais. Eles devem se restringir a situações excepcionais, como afastamentos por motivos de saúde, por exemplo.
A secretária afirma que a criação das vagas passou por uma análise das necessidades de cada secretaria no atendimento à população. Ela citou como exemplo a criação do cargo de professor de Computação para as escolas municipais.
— Já passou da hora de termos um trabalho mais concreto com as crianças nessa área. Ter um profissional com formação específica para isso é fundamental.
Fique informado sobre o que acontece na região sul do Estado! Siga @gzhzonasul no Instagram e no Facebook, e inscreva-se no canal do WhatsApp para receber notícias em seu celular: gzh.rs/canalgzhzs.





