
Estão abertas as inscrições para o Vestibular da Universidade Federal do Rio Grande (Furg) 2027, que oferece mais de mil vagas para ingresso nos cursos presenciais da universidade no próximo ano letivo. O prazo começou às 20h de quinta-feira (13) e segue até as 23h59min de 1º de outubro.
A inscrição deve ser feita exclusivamente pela internet, na página da Comissão Permanente do Processo Seletivo (Coperse). A taxa é de R$ 85. (Acesse o link).
No momento da inscrição, o candidato deverá preencher o formulário, escolher o curso pretendido, indicar o município onde deseja realizar a prova e optar por inglês ou espanhol como língua estrangeira. Quando for o caso, também deverá informar a modalidade de concorrência pelas vagas reservadas.
Quem pode pedir isenção da taxa
A isenção da taxa pode ser solicitada até 31 de agosto. Para ter direito ao benefício, o candidato deve comprovar renda familiar per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e ter cursado todo o Ensino Médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada.
O resultado dos pedidos será divulgado em 16 de setembro. Quem tiver a solicitação negada poderá apresentar recurso até o dia seguinte.
Já o pagamento da taxa para os candidatos que não obtiverem a isenção poderá ser feito até 2 de outubro, por Pix.
Veja os cursos disponíveis
Entre os cursos disponíveis está Farmácia, oferecido no campus de Rio Grande. A graduação é presencial, em turno integral, e terá 12 vagas pelo processo seletivo.
Desse total, cinco são destinadas à ampla concorrência e as demais estão distribuídas entre as modalidades de reserva de vagas.
Também estão entre as opções em Rio Grande cursos como Administração, Direito, Medicina, Psicologia, Oceanologia, Enfermagem e diferentes Engenharias.
As vagas do vestibular estão distribuídas entre ampla concorrência e modalidades de reserva previstas no edital.
Há ainda cursos ofertados nos campi de São Lourenço do Sul e Santo Antônio da Patrulha.
A prova será aplicada presencialmente nos quatro campi da universidade: Rio Grande, São Lourenço do Sul, Santa Vitória do Palmar e Santo Antônio da Patrulha.
Data e formato da prova
A prova será realizada em 22 de novembro, das 14h às 19h30min. O exame será único para todos os candidatos e terá 80 questões objetivas e duas questões discursivas, voltadas à compreensão e à produção de textos.
Quem precisar de atendimento especializado deverá fazer a solicitação durante a inscrição, até 1º de outubro, indicando a necessidade e apresentando a documentação exigida, quando for o caso.
Serviço
Inscrições: até 23h59min de 1º de outubro
Taxa: R$ 85
Isenção: solicitação até 31 de agosto
Prova: 22 de novembro, das 14h às 19h30min
Locais de prova: Rio Grande, São Lourenço do Sul, Santa Vitória do Palmar e Santo Antônio da Patrulha
Fique informado sobre o que acontece na região sul do Estado! Siga @gzhzonasul no Instagram e no Facebook, e inscreva-se no canal do WhatsApp para receber notícias em seu celular: gzh.rs/canalgzhzs.


