
Uma forte tempestade atinge a região sul do Estado na manhã desta quinta-feira (12). Em Pelotas, a chuva e o vento forte começaram por volta das 10h20min. Segundo a estação do Laboratório de Agrometeorologia da Embrapa, o vento chegou a 59,5 km/h e o acumulado de chuva já passa dos 10 milímetros. O temporal vem após um dos dias mais quentes do ano. Na quarta-feira (11), a sensação térmica superou os 40°C à tarde.
A chuva forte começou a atingir o extremo sul gaúcho ainda durante a madrugada. Em Chuí, o forte vento derrubou três postes de energia elétrica, segundo a Defesa Civil. Ainda não há registros de mais estragos.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de grande perigo para tempestade, abrangendo toda a metade sul abaixo de Porto Alegre e parte da fronteira oeste. O instituto alerta para chuva superior a 100 milímetros por dia, vento acima de 100 km/h e queda de granizo. O aviso é valido das 12h até as 23h desta quinta-feira.

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul também emitiu alerta de risco alto de destelhamento por chuva, vento e granizo nas proximidades de Piratini e Canguçu, no sul do Estado.
A orientação é para desligar aparelhos elétricos e, em caso de grande perigo, procurar abrigo e evitar permanecer ao ar livre. Em caso de emergência, a população deve acionar a Defesa Civil ou o Corpo de Bombeiros pelo número 193.





