
A quarta passagem de Alessandro Telles pelo Pelotas tem um único objetivo: conquistar o acesso ao Gauchão de 2027. Para isso, o técnico pretende recuperar o equilíbrio da equipe e aproveitar o pouco tempo disponível para ajustar o time durante a sequência de jogos da Divisão de Acesso.
Apresentado nesta terça-feira (18), Telles retorna ao clube para substituir Daniel Franco, que deixou o Pelotas após cinco partidas, com duas vitórias, um empate e duas derrotas. O Lobo é o nono colocado, com sete pontos, e está fora da zona de classificação ao mata-mata.
Como foi a negociação
Telles revelou que havia decidido não trabalhar mais em 2026 após conduzir o Guarany de Bagé na Série D e na Copa FGF. A possibilidade de retornar ao Pelotas, porém, mudou os planos do treinador.
— O Pelotas, para mim, nunca é um pedido, é uma convocação. Eu tinha pedido esse tempo, falei que não ia mais trabalhar esse ano. Tive outras propostas, mas realmente, nessa última conversa agora, como eu falei, é difícil dizer não para o Pelotas — afirmou o treinador.
Presentes na coletiva, o presidente Rodrigo Brito, e o diretor de futebol, Carlos Augusto Tavares, destacaram que o clube que buscava um profissional identificado e de confiança para assumir o trabalho. Telles tem passagem pelo clube como auxiliar técnico em duas ocasiões – entre 2013 e 2014 e em 2021 – e foi o treinador do Lobo em 2025, na reta final do Gauchão e na campanha da Copa FGF, em que a equipe foi semifinalista.
A experiência da temporada passada serviu como aprendizado para Telles, que citou a necessidade de saber interpretar cada partida e o momento da competição. Na Copa FGF de 2025, o Pelotas foi eliminado na semifinal pelo Aimoré, na Boca do Lobo, após vencer o jogo de ida, deixando uma última impressão ruim no torcedor.
— São lições que a gente tira, que às vezes você tem que entender o jogo, entender a competição. Se não der para ganhar, não perde — afirmou.
Familiaridade com o elenco
Um dos fatores que podem facilitar a adaptação de Telles é o conhecimento que já possui de parte do grupo. Segundo o treinador, vários jogadores do atual elenco já trabalharam com ele no Pelotas ou em outros clubes, como os meias Lucas Hulk, Jean Roberto e Vitor Oliveira.
— Esses atletas já estão acostumados com a minha forma de trabalhar, com as minhas ideias, e isso é bom — argumenta.
Com partidas em sequência e pouco espaço para treinamentos, Telles pretende utilizar a familiaridade dos atletas com seus conceitos para acelerar a implementação das ideias. Além disso, pretende implementar o rodízio de atletas para ter sempre uma equipe com intensidade.
Diagnóstico inicial
O primeiro diagnóstico do novo treinador aponta para a necessidade de encontrar equilíbrio entre os setores. A falta de tempo para treinar será um dos principais desafios. Por isso, o trabalho também será feito com vídeos e conversas com os jogadores, além de atividades mais curtas em campo.
— Vamos ter que, digamos assim, trocar o pneu com o carro andando — disse.
Telles pretende manter a característica de propor o jogo quando as condições permitirem, especialmente na transição ofensiva. Ao mesmo tempo, a organização será prioridade.
— Quando o campo estiver melhor, nós vamos estar preparados para jogar, nós vamos estar preparados para fazer essa transição defesa, meio, ataque, que eu gosto bastante — afirmou.
No entanto, o treinador também ressaltou que as condições dos gramados da Divisão de Acesso podem exigir mudanças na maneira de atuar. Para ele, a capacidade de adaptação será fundamental na sequência da Divisão de Acesso:
— Essa competição é assim. Nós temos que nos adaptar a ela, jogo a jogo, terreno a terreno — frisa.
Estreia adiada
A reestreia de Alessandro Telles está prevista para domingo (23), diante do Passo Fundo, na Boca do Lobo. Antes disso, nesta quarta-feira (19), o Áureo-Cerúleo enfrentaria o Glória, mas a partida foi adiada.
Com isso, o técnico ganhou dias importantes de preparação até o confronto contra um dos líderes da competição. A estratégia será dividir o período entre treinamentos objetivos, análise em vídeo e conversas com o elenco.
— Eu acho que esses atletas estão, digamos assim, incomodados com a situação e temos certeza que a gente vai sair dessa situação — disse.
Telles terá Vinícius Nascente como auxiliar. O profissional já estava no Lobo desde julho, porém, atuava como analista de desempenho.
Fique informado sobre o que acontece na região sul do Estado! Siga @gzhzonasul no Instagram e no Facebook, e inscreva-se no canal do WhatsApp para receber notícias em seu celular: gzh.rs/canalgzhzs.



