
O Hospital de Simulação (HSim) da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) foi inaugurado oficialmente na manhã desta sexta-feira (10). Esse é o primeiro complexo do tipo no Rio Grande do Sul.
O espaço, que fica no Campus Saúde, tem como objetivo promover treinamentos práticos em cenários que reproduzem situações médicas reais por meio do uso de manequins.
O HSim conta com 11 salas de simulação completa e três salas de habilidades. Ao todo, são 107 manequins utilizados nas atividades, entre modelos automatizados, semi-automatizados e não automatizados.
— É um hospital que permite o desenvolvimento do método de simulação, uma metodologia ativa que recria ambientes próximos à realidade, com manequins no papel de pacientes, tornando a experiência do aluno mais real — explica Ana Moraes, coordenadora do HSim.
Os ambientes reproduzem diferentes setores de um hospital, como centro cirúrgico, UTI, consultórios e enfermarias, sala de parto, sala de vacina, e outras especialidades. Estudantes de todos os anos do curso de medicina poderão participar dos treinamentos.

Para Lorena Guedes, estudante do sexto ano da Faculdade de Medicina da UCPel, o novo hospital chega para agregar na educação dos alunos como um todo.
— Quem já passou aqui só tem elogios, estão de queixo caído. Eu posso falar com bastante respaldo no assunto, porque convivi o curso sem o hospital de simulação. Aqui a gente consegue ter uma vivência sem aquele nervosismo já de estar dentro do hospital.
Expansão do curso de Medicina
A proposta de construir o HSim surgiu em 2017, quando o curso de Medicina da UCPel contava apenas com duas salas de simulação realística no Campus Saúde, conhecidas como Laboratório de Simulação.
Segundo o coordenador do curso e diretor do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP), Cayo Lopes, o projeto ganhou força com a expansão da graduação e a necessidade de ampliar os cenários de aprendizado.
— Precisou-se acelerar essa inovação. Nós precisamos criar um cenário que contemplasse desde o pré-hospitalar ao auto-hospitalar. E quem se beneficia não são só os alunos, é a sociedade também. Nós recebemos agora, no mês de agosto, por exemplo, a equipe do SAMU e a equipe do Pronto-Socorro de Pelotas.
As obras do hospital começaram em 2024, com investimento de R$ 10 milhões. O projeto ocupa uma área construída de 1,1 mil metros quadrados.
O curso recebeu nota máxima em avaliação do MEC
O curso de Medicina da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) foi avaliado com a nota 5, a avaliação máxima, no processo de recredenciamento realizado pelo Ministério da Educação (MEC).
A UCPel tem a maior escola médica do Rio Grande do Sul e é a única instituição da zona Sul do Estado a alcançar a nota máxima na avaliação do MEC.
Fique informado sobre o que acontece na região sul do Estado! Siga @gzhzonasul no Instagram e no Facebook, e inscreva-se no canal do WhatsApp para receber notícias em seu celular: gzh.rs/canalgzhzs.

