
A atriz Paula Burlamaqui, 59 anos, repercutiu nas redes sociais ao contar sua perspectiva sobre o envelhecimento.
Em entrevista ao podcast Vozes do Retiro, projeto do Retiro dos Artistas, no Rio de Janeiro, ela disse que o envelhecimento é "o castigo do ser humano" e que não vê "nada de bom" no processo.
— É uma degradação. Você tem que estar sempre correndo atrás dos hormônios que já estão acabando — declarou.
Conhecida por novelas como A Favorita e Avenida Brasil, a atriz questionou a ideia de que o envelhecimento traz maturidade e apontou a exigência desproporcional entre homens e mulheres nessa fase:
— Esse papo da gente ter uma cabeça mais madura, a gente poderia ter se a gente tivesse análise — disse. — A maioria da responsabilidade de uma casa, do filho, do trabalho, é em cima da mulher — acrescentou.
Paula disse ainda que, mesmo procurando estar bem, sente cansaço constantemente:
— Eu acordo exausta. Eu faço reposição hormonal, faço análise, procuro malhar, procuro ir no médico, no tricólogo (especialista em pelos e cabelos). Para estar bem, eu procuro (me cuidar) e fico exausta, cansada — declarou.