Viral

De olho no recesso
Notícia

Férias prolongadas? Como usar o calendário para aproveitar os feriados em 2026

Com organização, é possível marcar as férias em dias estratégicos e tornar o descanso mais alongado — com até seis dias a mais de folga

Zero Hora

Enviar email
tippapatt/stock.adobe.com
Saiba quando serão os próximos feriados de 2025.

Com nove feriados nacionais durante a semana, 2026 será um ano recheado de descansos em dias úteis para os trabalhadores (confira a lista completa de feriados do próximo ano abaixo).

Sete desses feriados serão em segundas ou sextas-feiras. Ou seja, com organização, é possível marcar as férias em dias estratégicos e tornar o descanso mais alongado — com até seis dias a mais de folga.

Contudo, é preciso se atentar a algumas regras antes do planejamento. A lei define que as férias não podem iniciar nos dois dias que antecedem um feriado. 

Além disso, as férias podem ser divididas em até três períodos e cada um deles deve ter no mínimo cinco dias de folga. A lei também determina que um desses períodos tenha no mínimo 14 dias. 

Melhores meses para as férias de 2026

Novembro é o melhor mês para quem quer emendar os dias de férias com os feriados do próximo ano. No mês em questão, há três feriados:  Dia de Finados (segunda-feira), Proclamação da República (domingo) e Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra (sexta-feira).

O mês de abril também pode ser uma boa opção para quem não quer esperar até o final do ano. O período em questão conta com a Sexta-feira Santa, em 3 de abril, e Tiradentes no dia 21 do mesmo mês.

Outra opção está no mês de maio. Se o período de férias iniciar no dia 4, uma segunda-feira, e acabar no dia 15, sexta-feira, o trabalhador poderá ter 17 dias consecutivos de descanso e usar apenas 12 dias de férias.

Como "ganhar" seis dias de folga

Um trabalhador que iniciar as férias em 3 de novembro, uma terça-feira, e encerrá-las em 19 de novembro, quinta-feira, poderá aproveitar dois feriados no período: o Dia de Finados, em 2 de novembro, e o Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro. Com isso, o último dia de expediente será em 31 de outubro, e o retorno ao trabalho ocorrerá apenas em 23 de novembro. Ao todo, serão 23 dias consecutivos de descanso utilizando apenas 17 dias de férias.

A lógicas em questão são válidas para os trabalhadores que não trabalham no fim de semana. 

Confira o calendário completo de feriados:

Janeiro

  • 1º de janeiro — quinta-feira: Confraternização Universal (feriado nacional)

Abril

  • 3 de abril — sexta-feira: Sexta-feira Santa (feriado nacional)
  • 21 de abril — terça-feira: Tiradentes (feriado nacional)

Maio

  • 1º de maio — sexta-feira: Dia do Trabalho (feriado nacional)

Junho

  • 4 de junho — quinta-feira: Corpus Christi

Setembro

  • 7 de setembro — segunda-feira: Independência do Brasil (feriado nacional)

Outubro

  • 12 de outubro — segunda-feira: Nossa Senhora Aparecida (feriado nacional)

Novembro

  • 2 de novembro — segunda-feira: Finados (feriado nacional)
  • 15 de novembro — domingo: Proclamação da República (feriado nacional)
  • 20 de novembro — sexta-feira: Dia da Consciência Negra (feriado nacional)

Dezembro

  • 25 de dezembro — sexta-feira: Natal (feriado nacional)

Fique por dentro do que é notícia no RS, no Brasil e no mundo: baixe o app de GZH e acompanhe a Rádio Gaúcha de graça no seu celular

GZH faz parte do The Trust Project
Saiba Mais