Domingo, 8 de fev de 2026
No Andei Pensando de hoje, Gabriel Sant’Ana Wainer analisa um cenário internacional cada vez mais instável. Em Portugal, a eleição presidencial chega a um segundo turno inédito em 40 anos, colocando frente a frente o tom moderado de António José Seguro e o avanço da extrema-direita representada por André Ventura, um sinal claro de que o país entrou na mesma encruzilhada política que já marcou outras democracias europeias.
O programa também aborda a decisão de Donald Trump de criar um “Conselho de Paz” para Gaza, ignorando a ONU e propondo uma estrutura paralela baseada em poder, dinheiro e influência direta. A iniciativa coloca líderes mundiais, inclusive Lula, diante de um dilema diplomático delicado e expõe o esvaziamento prático do multilateralismo.
Por fim, o episódio analisa a insistência de Trump em anexar a Groenlândia aos Estados Unidos, tratando fronteiras como instrumento de barganha estratégica. A reação europeia, o aumento da tensão militar no Ártico e o impacto dessa postura sobre a ordem internacional mostram como a geopolítica entrou em uma fase mais direta, menos diplomática e potencialmente mais perigosa.
Andei Pensando é o programa em vídeo no streaming de GZH que conecta informação, opinião e relevância. Apresentado por Gabriel Sant’Ana Wainer, vai ao ar toda terça, quarta e quinta-feira.