O novo episódio do Radar de Inovação reapresenta a Volters, empresa criada no Rio Grande do Sul que conecta produtores de energia solar a consumidores interessados em utilizar energia limpa e reduzir custos na conta de luz.
O convidado do programa é Eduardo Berriel, fundador da startup, que volta ao podcast, após participar do primeiro episódio do Radar, em 2023.
Ao longo de quase três anos, a empresa passou por uma reestruturação e revisou seu modelo de negócios, com redução da equipe e alteração do enfoque de atuação. Durante a conversa, Berriel detalha a proposta da Volters de atuar como um “Airbnb da energia limpa”.
Assim como a plataforma de hospedagem conecta quem tem imóveis disponíveis a quem busca se hospedar, a startup conecta usinas solares que geram excedente de energia a empresas, comércios e condomínios que podem utilizar esses créditos de forma remota, com a compensação ocorrendo diretamente na fatura de energia por meio das distribuidoras locais.
O episódio também explica o funcionamento dos créditos de energia, que são gerados pelas usinas parceiras, validados pelas concessionárias e podem ser utilizados ao longo de até cinco anos. A Volters atua na gestão dessa relação, cuidando da conexão entre produtores e consumidores enquanto contribui para a ampliação da geração local e o avanço de um modelo energético mais sustentável no país.

