
Usuários do aplicativo Waze poderão reportar incidentes e alertas utilizando apenas a voz, em português. O novo recurso, chamado de Conta pro Waze, utiliza o Gemini, inteligência artificial (IA) do Google, para ajudar os motoristas e garantir mais segurança na direção. A novidade foi anunciada nesta terça-feira (10), durante o evento Google For Brasil, em São Paulo (SP).
Reportar incidentes e perigos nas estradas é parte importante da experiência de uso do Waze e ajuda as pessoas a se deslocarem com segurança. Com o Conta pro Waze, será preciso apenas tocar no botão de alertas e falar naturalmente.
— É fácil e seguro para o motorista que relata sem distração de tela e útil pra todos os motoristas que se beneficiam das informações em tempo real — afirmou o vice-presidente de IApara desenvolvedores do Google DeepMind, Mat Velloso.

Devido ao Gemini, o Waze entenderá o que está sendo dito e adicionará um alerta ao mapa – sem a necessidade de usar um comando de voz específico ou tocar em botões adicionais.
Exemplos de frases para adicionar alertas incluem "Tem um engarrafamento na minha frente" ou "Tem um carro parado no acostamento". Eventualmente, o Waze poderá fazer uma pergunta de acompanhamento quando precisar de mais informações ou detalhes.
O recurso foi lançado inicialmente em versão beta em inglês em outubro de 2024. Nesta semana, foi expandido para o português brasileiro em beta, disponível para usuários beta em Android e iOS.
*A repórter viajou a convite do Google Brasil.