
A conta Vlog Biblíco tem feito sucesso nas redes sociais com conteúdos que ficam reencenando o passado por meio de evoluções tecnológicas.
Os vídeos hiper-realistas, criados a partir da inteligência artificial Veo3, retratam histórias bíblicas de forma bem humorada, com uma releitura para os dias atuais.
Klelvem Barcelos, editor de vídeos e criador da página, conta que a inspiração para o conteúdo surgiu a partir de questionamentos próprios.
— Sempre imaginava como seriam os momentos do pessoal da bíblia nos dias atuais. Então, eu resolvi explorar isso. Mas eu não tinha um meio que transformasse isso de uma forma mais realista, até surgir a evolução dessa IA da Google. Quando surgiu, eu falei: "tenho que aprender, porque quero colocar essa ideia em prática" — relembra.
Os conteúdos surpreendem pela qualidade em interpretar textos complexos e gerar clipes com uma narrativa visual, efeitos sonoros e diálogos com sincronia entre os personagens.
Evolução da IA
Os vídeos criados por Klelvem somam milhões de visualizações na internet. O desejo de transformar suas ideias em conteúdo era antigo, mas faltavam ferramentas que pudessem executar bem a ideia.
Foi por meio da evolução da inteligência artificial e da nova versão da Google DeepMind que o projeto saiu do papel.
— Eu tinha o Veo 2, que não fazia vídeos com áudio. Fazer isso de forma manual era muito mais trabalhoso. A partir do momento que surgiu a Veo 3, vi que saíram alguns vídeos feitos com as pirâmides do Egito e aí foi aonde aumentou ainda mais a minha percepção de que era uma ideia válida — defende o editor.
Klelvem já utilizava outras plataformas de edição da Google, como o Image Effects, e afirmou que teve facilidade em criar vídeos com a inteligência artificial por conta disso.
— Eu já tinha experiência na criação de imagens estáticas e foi até um pouco mais fácil de entender como funcionava a geração do vídeo. Quando fiz o teste pela primeira vez, utilizei a mesma estrutura que eu usava para criar as imagens e eu vi que funcionava exatamente da mesma forma — explica.
Prompt próprio
Klelvem encontrou sua própria fórmula para criar os vídeos, que chamam a atenção pela qualidade da imagem e coesão. Utilizando a mesma estrutura em todas as produções, o criador garante o mesmo formato e consistência dos personagens e dos cenários.
— Obviamente, não é fácil manter a mesma característica, mas procuro manter o mais parecido possível. Pelo menos a vestimenta, que é o mais fácil — esclarece.
Investimento e oportunidades
Ao perceber um potencial nessas criações, ele deixou o escritório de advocacia em que trabalhava para se dedicar por completo nas edições.
Com um tempo gasto de três a quatro horas para gerar um vídeo de cerca de 1 minuto, atualmente, ele é o único responsável por todo o processo de criação de imagens.
O editor vê esse projeto como um investimento futuro, que já provou ser um sucesso em visualizações.
— Muita gente tem medo da forma com que a inteligência artificial está evoluindo, e às vezes o medo faz as pessoas nem tentarem aprender a manusear. Deveriam explorar as ideias que elas têm e aproveitar as ferramentas que temos nas mãos —recomendou ele.
Como o Veo 3 funciona
O Veo 3 pode ser usado dentro do Flow, uma interface que integra os sistemas de IA da Google e pode ser acessada pelo Gemini. Nela, o usuário insere descrições textuais detalhadas e o modelo interpreta o conteúdo para criar os vídeos.
Entre as vantagens, está a capacidade de gerar vídeos com trilhas sonoras sincronizadas, efeitos ambientais e falas em múltiplos idiomas.
Mesmo que os comandos precisem ser inseridos em inglês, o sistema já consegue criar personagens que falam em português — o que facilita a produção de conteúdos localizados, inclusive no formato de "reportagens sintéticas".
Ainda que o foco atual esteja em desenvolvedores e criadores avançados, a Google também pretende tornar a ferramenta acessível a usuários com pouca experiência em edição.