Com compartimento de carga de 7,7 mil metros cúbicos e capacidade de carga útil de 70 toneladas, a aeronave WindRunner promete redefinir os limites da mobilidade aérea. Desenvolvido pela americana Radia para transportar pás de turbinas eólicas, será o maior avião cargueiro do mundo quando ficar pronto.
Tem comprimento de 108 metros, altura de 24 metros e envergadura de 80 metros — as medidas recomendadas pela Fifa para um campo de futebol, utilizadas em todo o Brasil, são de 105 metros de comprimento por 68 de largura. Conforme o jornal La Nación, é quase 25 metros mais longo que o maior avião militar existente e maior que um Boeing 747, e tem um volume sete vezes maior do que o Antonov An-124.
A Radia, sediada em Boulder, Colorado, explica que o objetivo é diminuir a lacuna logística que atualmente impede o avanço da energia eólica e da transição energética.
Pás eólicas de grandes proporções, que medem cerca de 70 metros de comprimento, costumam ser instaladas apenas em alto-mar. Conforme a Radia, as limitações de infraestrutura para transporte ferroviário e rodoviário não favorecem a construção de estruturas terrestres de energia eólica.
Além de conseguir transportar grandes volumes de carga, o avião WindRunner pode pousar em pistas não pavimentadas de 1,8 mil metros de comprimento, o que permite entregas em regiões remotas.
Parceria no Brasil
Uma curiosidade é que uma empresa brasileira vai participar do projeto do WindRunner. A Akaer fez uma parceria com a Radia, anunciada nesta semana, durante o Paris Air Show, tradicional evento da indústria da aviação.
A Akaer ficará responsável pelo desenvolvimento da cabine pressurizada da aeronave. O projeto será feito nas instalações da companhia, em São José dos Campos, no interior de São Paulo.
Fundada em 2016, a Radia é comanda por Mark Lundstrom, cientista de foguetes formado no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Segundo o jornal The Wall Street Journal, foram sete anos trabalhando no WindRunner. Ainda não há previsão de quando o primeiro protótipo será construído.