
O navegador Google Chrome vai ganhar, até o final de 2025, uma nova função voltada à segurança digital: a “alteração automática de senha”.
Apresentada durante o Google I/O, conferência anual da empresa voltada a desenvolvedores, a ferramenta vai permitir que o próprio navegador substitua automaticamente senhas consideradas fracas por combinações mais seguras em sites que forem compatíveis com o recurso.
Atualmente, o Chrome já alerta quando detecta uma senha fraca ou comprometida, além de oferecer sugestões para aumentar a segurança. Porém, a troca precisa ser feita manualmente pelo usuário.
A novidade é que, com o novo recurso, essa atualização será feita de forma automática, mas, com o consentimento do internauta, segundo o The Verge.
Como vai funcionar a alteração automática de senha?
Assim que o usuário fizer login em uma plataforma com uma credencial considerada frágil, o navegador vai emitir um aviso e sugerir a troca.
Se o site for compatível com o sistema de troca automática, o Chrome poderá realizar a alteração por conta própria, gerando uma nova combinação forte e salvando no Gerenciador de Senhas do Google.
Segundo a empresa, o processo deve tornar a experiência mais fluida e segura, especialmente em plataformas que exigem combinações específicas de letras, números e símbolos.
Ainda não está claro, porém, se o Chrome repetirá esse processo com certa frequência ou se a alteração será pontual — feita apenas uma vez por senha comprometida.
Lançamento gradual
O sucesso da ferramenta vai depender da adesão dos próprios sites. Para que o Chrome possa modificar senhas de forma autônoma, é necessário que os desenvolvedores adaptem suas plataformas.
Por isso, mesmo com lançamento previsto para o final de 2025, a expectativa é que o recurso esteja disponível primeiro em redes sociais e serviços digitais mais populares.
Com o tempo, o número de sites compatíveis deve aumentar, mas pode levar meses ou anos até que a ferramenta seja efetiva em larga escala.