
Donald Pettit, o mais velho astronauta da Nasa ainda em atividade, voltou de uma missão espacial de 220 dias em 20 de abril, dia de seu aniversário. A bordo da Estação Espacial Internacional (ISS), o engenheiro trabalhou em uma série de experimentos científicos, além de tirar diversas fotos do espaço e da órbita terrestre (veja abaixo).
Aos 70 anos, Pettit mantém a fotografia como uma das prioridades da rotina no espaço. Segundo o portal Olhar Digital, o cientista usa o intervalo entre pesquisas, exercícios e outras tarefas da agência espacial para monitorar as cinco câmeras que instalou em diferentes pontos da ISS.
É de praxe para os astronautas tirar fotos da Terra vista do espaço. Porém, Don Pettit é conhecido dentro da Nasa pela dedicação à parte mais artística e visual das missões espaciais.
Confira algumas imagens:
Como funciona a fotografia espacial
A ISS viaja a quase 28 mil km/h, o que dificulta a captura de imagens nítidas. No espaço, tudo está em movimento.
Para superar esse obstáculo, Pettit criou um tipo de rastreador que gira devagar para manter a câmera focada em apenas um ponto do céu. Isso permite fotografias com exposições mais longas, técnica necessária para imagens noturnas do planeta, por exemplo.
O astronauta já conseguiu registrar cliques dos oceanos, de galáxias vizinhas, de auroras boreais e de tempestades elétricas. Nas redes sociais, o cientista compartilha vídeos e fotos do espaço.
Quem é o astronauta Donald Pettit?

Nascido em Silverton, Oregon, nos Estados Unidos, o cientista é formado em engenharia química e possui doutorado na mesma área. Pettit foi selecionado como astronauta da Nasa em 1996, e trabalhou como engenheiro de voo na Estação Espacial Internacional durante as Expedições 30 e 31, que lhe renderam mais de um ano no espaço.
Segundo a agência americana, ele embarcou na missão Roscosmos Soyuz MS-26 em setembro de 2024, acompanhado dos cosmonautas Alexey Ovchinin e Ivan Vagner. A equipe voltou à Terra em 20 de abril deste ano.
Pettit também fez parte do Synthesis Group, uma comissão presidencial responsável por trabalhar na tecnologia para levar astronautas de volta à Lua e para a exploração em Marte.