Em comemoração aos 10 anos do satélite Solar Dynamics Observatory (SDO), a Nasa divulgou um vídeo com uma compilação das imagens do Sol registradas durante o período. De acordo com a agência, o SDO reuniu 425 milhões de imagens de alta resolução da estrela na última década.
No vídeo de 61 minutos, é possível acompanhar diversos fenômenos, como eclipses da Terra (geralmente entre fevereiro e março, e entre agosto e setembro de cada ano — as datas estão no canto inferior esquerdo do vídeo) e trânsitos lunares (nos quais é possível ver o disco lunar encobrindo parte da estrela).
O SDO captura uma imagem do Sol a cada 0,75 segundo, utilizando uma tríade de instrumentos — o que, segundo a Nasa, permitiu inúmeras novas descobertas sobre o funcionamento da estrela e como ela influencia o sistema solar.
Na compilação de imagens também pode-se observar falhas de captura, com frames escuros no vídeo. Na legenda, a Nasa explicou que um dos blecautes, ocorrido em 2016, foi causado por um problema temporário em um dos instrumentos, que foi resolvido após uma semana.