A agência reguladora de concorrência francesa anunciou nesta sexta-feira (20) uma multa de 150 milhões de euros ao Google por abusos em sua posição dominante no mercado de publicidade na internet, por meio de sua plataforma Google Ads.
O órgão, que até agora nunca havia aplicado sanções à gigante americana, também pediu ao Google "que esclarecesse as regras de operação de sua plataforma do Google Ads e os processos de suspensão de contas" de alguns anunciantes.
Isabelle De Silva, presidente da agência do governo da França, disse em entrevista coletiva que esta é a terceira punição mais importante por abuso de posição dominante.
— Quando se tem grandes poderes, se tem grandes responsabilidades — disse ela. — É perfeitamente legítimo que uma operadora como o Google tenha regras de acesso ao seu serviço de publicidade relacionadas a buscas na internet. Mas essas regras devem ser claras e não depender de cada cliente, nem serem aplicadas de maneira irregular.
Segundo Isabelle, "a posição dominante do Google é extraordinária" no mercado de publicidade relacionada a mecanismos de busca, com uma participação de mercado entre 90% e 100%.
A falta de clareza sobre as regras que o Google aplica aos anunciantes conseguiu conter o desenvolvimento de novos sites inovadores, destacou a presidente da agência, em sua declaração.
— O Google deve enviar um relatório dentro de dois meses, detalhando as medidas e procedimentos que pretende aplicar para atender aos requisitos — acrescentou.