É na carona da celebração do aniversário de nascimento do renomado compositor e músico alemão Johann Sebastian Bach que a Google lançou nesta quinta-feira (21) seu primeiro Doodle desenvolvido por meio de inteligência artificial (IA).
A proposta – uma parceria de equipes do Google Magenta e do Google PAIR – é interativa e permite que os usuários possam compor uma melodia que depois pode ser harmonizada para ficar personalizada no estilo musical de Bach. Para quem encontrar o easter egg (termo usado para espécie de surpresa escondida nos sites e aplicativos) especial no Doodle, ainda é possível mesclar Bach com um rock dos anos 1980.
Ao dar play na interface, o usuário tem à frente uma partitura em que pode escolher as notas, mudar as batidas por minuto, entre outras possibilidades. Ao pressionar o botão "harmonizar", por meio de aprendizado de máquina, são analisadas 306 composições de Bach, para que a música feita pelo usuário fique ao estilo do músico alemão. Quem quiser poder salvar o arquivo em formato midi.
O Doodle especial entra no ar às 0h01 desta quinta e fica disponível por 48 horas. Os mais curiosos já podem testar a brincadeira neste link.
Como foi feito
O protótipo utilizado, desenvolvido por meio da criação de um modelo de aprendizado de máquina, foi desenvolvido por Anna Huang. Ela é responsável pela criação do Coconet, um modelo versátil para uma ampla gama de tarefas musicais. Neste caso, ele foi treinado em 306 das harmonizações de coral de Bach.
Em vídeo produzido especialmente para o lançamento, é possível ter mais detalhes de como foi feito:
Quem foi Bach
O alemão Johann Sebastian Bach nasceu na pequena cidade de Eisenach em 21 de março de 1685. Organista excepcional, ele sabia construir e reparar os complexos mecanismos internos de órgãos de tubos (que são representados no Doodle interativo desta quinta).
Bach pôde ver apenas uma parte de seu trabalho publicado durante a vida, mas mais de mil que restaram, em forma de manuscrito, agora são publicados e executados em todo o mundo.