O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS) apura uma série de depoimentos sobre possíveis irregularidades no Canil Municipal de Eldorado do Sul, na Região Metropolitana. O inquérito teve início em agosto deste ano e segue em andamento. O MP determinou vistorias urgentes no local para verificar mortes de animais, falta de cuidados veterinários, superlotação e práticas de eutanásia em animais sem histórico de doenças graves.
O canil é administrado por uma empresa contratada pela prefeitura no ano passado. O vínculo foi firmado pelo valor de R$ 825 mil e havia sido prorrogado até abril de 2026.
As vistorias realizadas pela equipe do MP apontam que a médica veterinária responsável técnica comparecia apenas duas vezes por semana ao canil. Além disso, relatos anônimos afirmam que os corpos dos animais mortos seriam guardados em freezers.
Conforme a promotora Mirian Alves de Souza, o município reconheceu que não houve uma adequação dos serviços da empresa para o bem-estar dos animais.
A prefeitura informou que deu início ao procedimento de contratação de nova empresa. A administração municipal foi notificada pelo Ministério Público para que preste informações atualizadas sobre a nova contratação.
Contraponto
Veja a nota divulgada pela prefeitura de Eldorado do Sul:
"NOTA DE ESCLARECIMENTO – CANIL MUNICIPAL DE ELDORADO DO SUL
A Prefeitura de Eldorado do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, vem a público prestar esclarecimentos acerca de informações que vêm sendo divulgadas sobre o abrigo Municipal.
O Setor de Bem-Estar Animal mantém fiscalização permanente sobre o atendimento, verificando condições, procedimentos e eventuais ajustes necessários para assegurar a manutenção da saúde e segurança dos animais acolhidos.
Reconhecendo a importância de aperfeiçoar continuamente as condições de abrigo e acolhimento, a Prefeitura informa que já está em andamento o processo de contratação e adequação de um novo espaço, mais amplo e estruturado de acordo com as necessidades atuais e futuras, garantindo melhor conforto, higiene e bem-estar aos animais, que são prioridade na atuação desta Administração.
A Prefeitura de Eldorado do Sul não compactua com qualquer forma de maus-tratos, negligência ou desrespeito à vida. Todas as ações do Município são pautadas na transparência e no compromisso com a causa animal, estando a Administração à disposição dos órgãos de controle para prestar todos os esclarecimentos necessários e apresentar as informações e documentos que se fizerem pertinentes.
Prefeitura Municipal de Eldorado do Sul
Secretaria Municipal de Meio Ambiente"
*Produção: Gabriel Dias


