A Polícia Civil e a Corregedoria da Brigada Militar investigam abordagem policial em Guaíba, na Região Metropolitana, que levou um homem a ser internado em estado coma. O caso foi registrado no dia 24 de junho, por volta de 17h30min, no bairro Ermo.
Segundo a Polícia Civil, a ocorrência teve início a partir do relato de roubo de celular em uma empresa de Guaíba. Conforme a investigação, homem tomou o aparelho de um colega na saída do trabalho. Depois disso, ele teria caminhado pelas ruas da cidade, demonstrando agressividade e em aparente estado de surto.
De longe, a vítima do roubo foi atrás do colega e acionou a Brigada Militar. Vídeos que circulam em redes sociais mostram o autor do suposto roubo, de 43 anos, vestindo uniforme profissional com faixas refletivas. Em um determinado momento, as imagens mostram ele carregando um pedaço de pau.
Segundo a Polícia Civil, quando a Brigada Militar chegou o homem foi contido. Ele teria levado um golpe conhecido como "mata-leão", em que é imobilizado pelo pescoço e ficou desacordado.
As imagens mostram que o homem foi carregado para dentro de uma viatura da Brigada Militar. Participaram da ação três soldados e um tenente, sendo que dois estavam a paisana.
Segundo a delegada Karoline Calegari, da Delegacia de Polícia de Guaíba, a abordagem será alvo de investigação.
— A imputação de roubo está em fase final de investigação. Todas as pessoas já foram ouvidas e o fato já restou configurado. A segunda situação é se houve eventual excesso doloso ou culposo por parte de algum policial militar. Aguardamos a realização da perícia para dizer o que causou o atual estado de saúde da vítima. Se isso decorreu do uso de drogas, overdose ou decorreu do golpe mata-leão que ele sofreu por parte de um policial militar — afirma a delegada de Guaíba.
Conforme a delegada, um dos brigadianos teria levado um golpe conhecido como "voadora". Já o homem teria sido atingido por um disparo de taser, uma arma de choque, além do "mata-leão".
O homem não teve a identidade divulgada. Relatos de familiares apontam que o homem teria traços de esquizofrenia. Segundo a Polícia Civil, ele está internado no Hospital Moinhos de Vento em coma induzido, em estado crítico e sob ventilação mecânica.
Os quatro policiais militares que participaram da abordagem integram o 31º Batalhão de Polícia Militar, com base em Guaíba. Em nota, a Brigada Militar informou que um inquérito policial militar (IPM) foi aberto.
Nota da Brigada Militar
A Brigada Militar informa sobre ocorrência registrada, em 24 de junho, na cidade de Guaíba. A Instituição foi acionada para atender a uma ocorrência de roubo a transeunte. De acordo com a vítima, o suspeito tentou subtrair seu aparelho celular enquanto esta ingressava no veículo. Imediatamente, os policiais militares localizaram e abordaram o suspeito. Após dificuldades na contenção, dois policiais militares de folga que passavam pelo local detectaram a situação e ofereceram apoio. Mesmo assim, durante a intervenção, o indivíduo apresentava resistência à prisão e se encontrava visivelmente alterado, aparentando estar sob efeito de substância psicoativa. O suspeito foi imobilizado e conduzido ao Hospital Vila Nova para avaliação médica. A ocorrência foi autuada na delegacia policial sob a tipificação de roubo a transeunte. A Brigada Militar já instaurou Inquérito Policial Militar (IPM) para apurar os fatos.




