
A Polícia Civil de Santa Catarina cumpriu mandados de busca e apreensão em Porto Alegre, na manhã desta quarta-feira (4), contra quadrilha investigada por aplicar o golpe do cartão trocado. A suspeita é de que o grupo lesou pelo menos seis pessoas em cerca de R$ 60 mil cada.
Segundo o delegado Verdi Furlanetto, de Florianópolis, o grupo se aproveitava do movimento do verão e grandes eventos no litoral catarinense para cometer o crime. Mandados também são cumpridos na capital de SC.
— Geralmente quando tem alguma festa, evento de grande proporção, as pessoas se colocam como ambulantes, vendendo churrasquinho, vendendo bebidas. Na hora que vai efetuar a compra, eles falam que o cartão não tá passando, e nessa hora de passar e não passar, eles trocam o cartão. Eles utilizam um cartão de crédito semelhante da vítima, da mesma bandeira e modelo. Entrega e a vítima vai embora — explicou.
Entre os investigados, um possui mandado de prisão, mas não foi localizado. Segundo a Polícia, o grupo costuma circular por diversas cidades cometendo os crimes.

Um dos casos descobertos envolve a troca do cartão de um servidor público. Conforme a investigação, após pegarem o cartão, golpistas foram até um supermercado atacadista e passaram em diversos caixas ao mesmo tempo.
O delegado orienta que as pessoas evitem entregar o cartão na mão dos vendedores e sempre verifiquem se o cartão devolvido é o seu.