
A Polícia Civil investiga a morte recente de pelo menos 25 cães por suspeita de envenenamento em Caçapava do Sul. No caso mais recente, quatro animais foram encontrados sem vida nesta quinta-feira (22), e já foram encaminhados para a perícia. Eles estavam no pátio de uma casa, no bairro Vivian. Em fevereiro, a polícia já apurava a morte de outros 30 cães.
Conforme a Polícia Civil, o número pode ser maior, uma vez que nem todos os tutores registraram ocorrência dos casos. Entidades de proteção animal da cidade já falam em mais de 30 mortes. Entre os alvos, estão principalmente cães comunitários, mas também já foram encontrados mortos cachorros que tinham tutores, mas que viviam livremente, passeando pelas ruas da cidade.
Um laudo feito por laboratório da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) confirmou que um dos animais havia consumido Metomil, pesticida vendido legalmente em agropecuárias e que é tóxico para cães. Outros dois animais também teriam consumido carne envenenada.
Conforme o delegado responsável pelo caso, Bruno Carnaúba, o crime tem sido cometido à noite, em locais com pouca circulação e sem sistema de vigilância.
Ele afirma que há uma suspeita de autoria dos envenenamentos, mas é preciso ainda verificar se há relação entre os quatro casos mais recentes com os outros casos. Será feita uma perícia nos animais, para verificar se foi utilizado o mesmo produto. O delegado afirma que não há prazo definido para a conclusão do inquérito.