O gaúcho Kauê Campos Valério, 39 anos, foi preso por posse de droga na Indonésia. A informação foi confirmada nesta sexta-feira (23) pelo advogado do detido.
O caso foi noticiado por um site local. Segundo o texto, Kauê, que é natural de Pelotas, sul do Rio Grande do Sul, foi detido nas ilhas Mentawai, localizadas na província de Sumatra Ocidental.
A polícia do país asiático encontrou 41 gramas de maconha dentro de uma caixa de papelão na qual havia tâmaras e que foi enviada por navio da cidade de Padang.
Na ocasião, uma pessoa foi detida ao buscar o pacote no píer; o preso disse ter sido enviado por um estrangeiro. Na sequência, os agentes chegaram a Kauê, que foi detido em uma pousada.
No interrogatório, o pelotense teria admitido a compra do entorpecente, que seria para uso pessoal. Além disso, afirmou ter conhecimento de que qualquer tipo de narcótico é proibido na Indonésia, conforme a autoridade policial.
A captura foi relatada pela polícia em uma coletiva de imprensa no último dia 15. Não foi informada a data em que a prisão ocorreu.
Angelo Abib, advogado do detido, disse a Zero Hora que Kauê está sob custódia em uma delegacia e que espera o encerramento do inquérito até a próxima semana.
— Ele está bem e já fez contato com a família. Há esperança de um resultado positivo nas próximas semanas, até lá não haverá grandes mudanças — relatou.
Por meio da Embaixada do Brasil, o Ministério das Relações Exteriores em Jacarta, capital da Indonésia, informou que está à disposição para prestar assistência consular ao brasileiro.