Um operação da Polícia Civil de Canoas realizada nesta semana mirou um esquema de roubo e furto de MacBooks sob encomenda por receptadores especializados. Oito aparelhos que seriam enviados a compradores em outros Estados foram recuperados, nesta sexta-feira (6), no desfecho da primeira etapa da Operação Sistema Fechado.
Conforme o delegado Rodrigo Caldas, titular da 2ª Delegacia de Polícia de Canoas, a investigação foi motivada por uma série de roubos e furtos de computadores portáteis da marca Apple registrados em delegacias nos últimos meses.
Durante cerca de três meses, os policiais rastrearam os dispositivos e encontraram relação com um lojista e, pelo menos, cinco pessoas que seriam autoras dos crimes, praticados na Região Metropolitana de Porto Alegre e no Vale do Taquari.
— O trabalho da Polícia Civil, que já havia sido iniciado, foi intensificado após uma das vítimas vir na 2ª DP de Canoas para informar que estava sendo extorquida, exigindo-se dinheiro para devolver o bem furtado — conta o delegado.
Como resultado da investigação, foi interceptada a remessa de uma carga que já se encontrava dentro de um contêiner e pronto para ser despachado para outros Estados.
— Nessa carga foi localizada uma caixa com oito notebooks, produtos de roubo e furto. Além desses crimes, destaca-se o já referido crime de receptação qualificada — diz Caldas.
O valor total dos notebooks apreendidos foi estimado em aproximadamente R$ 100 mil. Não há presos até esta etapa da investigação. Caldas informa que as apurações terão continuidade.