Uma operação da Polícia Federal desarticulou um grupo criminoso que atuava no tráfico internacional de drogas no Rio Grande do Sul. Nesta terça-feira (7) foram cumpridos onze mandados de prisão e 29 de busca e apreensão em cinco municípios gaúchos: Porto Alegre, Capão da Canoa, Viamão, Parobé e Taquara. Além disso, os policiais estiveram em cidades de Santa Catarina e no Mato Grosso do Sul.
Segundo as investigações, a organização criminosa tinha como base uma propriedade rural em Viamão, onde recebiam as drogas, principalmente cocaína, a partir da fronteira do Mato Grosso do Sul com o Paraguai. Para isso, os criminosos contavam com uma estrutura no município de Deodápolis (MS).
Para ocultar os valores obtidos com o tráfico, o grupo atuava por atrás de empreendimentos do agronegócio, com serviços de fachada, como transporte, produção de grãos, criação de gado, locação de máquinas e equipamentos para a construção e outras aquisições de bens móveis e imóveis em nome de terceiros.
A droga adquirida pelos investigados era distribuída para traficantes da Região Metropolitana, especialmente de Porto Alegre e Vale do Sinos. Estima-se que em um ano foram movimentadas cerca de 5 toneladas de cocaína.
Durante a operação, denominada Geminus, em referência a dois dos líderes da organização, que são gêmeos idênticos, foram apreendidos mais de 122 itens, como motos aquáticas, caminhões, carretas e tratores, além de 52 imóveis. Os valores capturados pelos agentes representam um valor estimado de R$ 50 milhões.
Além disso foram bloqueadas contas bancárias em nome de 33 pessoas. Até às 10h30 min oito pessoas foram presas.