A Polícia Civil realiza, na manhã desta sexta-feira (13), operação contra roubo de cargas na região metropolitana de Porto Alegre. Estão sendo cumpridos quatro mandados de prisão temporária, um de prisão preventiva e oito de busca e apreensão.
A chamada Operação Aleteia é fruto de cinco meses de investigações, quando foram apontados o mandante e os principais autores dos crimes, especialmente em Canoas, onde as ações estão em andamento, assim como em Nova Santa Rita.
Uma das situações que chamaram a atenção da polícia foi a existência de um depósito para as cargas e um falso supermercado para elas.
— É uma operação que visa especificamente o roubo de cargas na Região Metropolitana. É um crime de grande gravidade, pois geralmente é executado restringindo a liberdade de funcionários das empresas vítimas. Como é praticado por grupos específicos e organizados, essa repressão atinge significativos resultados — diz delegado Rodrigo Caldas, da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas de Canoas.
Está sendo usado um efetivo de 48 policiais civis, 21 viaturas, além do apoio do helicóptero da Polícia Civil. Os presos serão autuados e recolhidos ao sistema prisional.