
A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) iniciou na manhã desta quarta-feira (24) a remoção de presos que estavam havia cerca de duas semanas nas Delegacias de Polícia de Pronto Atendimento (DPPAs) de Novo Hamburgo, São Leopoldo e Canoas. Eles aguardavam vagas no sistema prisional. Segundo apontou levantamento feito pela Ugeirm, Sindicato dos Agentes da Polícia Civil, houve aumento de presos em delegacias de todo o Estado desde terça-feira, passando de 103 para 128 pessoas.
Como a Susepe já havia referido durante a semana, medidas foram providenciadas e os presos foram transferidos para o Centro de Triagem, no bairro Partenon, zona leste de Porto Alegre, em meio a um esquema de segurança reforçado. De Novo Hamburgo e São Leopoldo, foram retirados todos os presos. No primeiro local, havia 20 pessoas e, no segundo, também, sendo que, na terça-feira, eram 16 e houve novas prisões.
Segundo a Susepe, foram retirados os presos que cometeram crimes na área da Vara de Execuções Criminais (VEC) de Novo Hamburgo. Por isso que, em Canoas, por exemplo, só foram retirados 24, que são justamente criminosos ligados à VEC do município do Vale do Sinos. A Ugeirm divulgou que o número de presos na DPPA de Canoas passou de 25 para 42 desde terça-feira. Além destas cidades, houve aumento também em Viamão e em Porto Alegre, diminuindo em Taquara, no Vale do Paranhana, e se mantendo estável em demais delegacias.
A Susepe também informou que a situação se agravou no Vale do Sinos e em parte de Canoas — que acabou recebendo presos desta região — devido a uma exigência da Justiça em manter por 14 dias isolado o preso que ingressa nas penitenciárias. O objetivo é evitar riscos de contaminação pela covid-19. Com isso, a situação se agravou na penitenciária de Montenegro devido à falta de celas. O local recebe vários presos das delegacias que estavam superlotadas.




