Um ataque a tiros deixou um morto e outras duas pessoas feridas, na noite desta sexta-feira (1º), na Vila Maria da Conceição, zona leste da Capital. Segundo informações preliminares colhidas pela Brigada Militar, Denis Raphael Guterres, de 16 anos, foi atingido pelos disparos e morreu no local. Um homem e uma criança também foram baleados e foram hospitalizados.
Os tiros teriam sido efetuados por pessoas que passavam de carro pelo local. Eles teriam disparado mais de 70 vezes, a esmo, contra quem passava pela rua. As vítimas foram alvejadas na Rua Paulino Azurenha por volta das 18h.
Em apenas uma semana, esse foi o segundo ataque a bala na região.
Leia mais
Crise no Presídio Central mantém clima de guerra na Vila Maria da Conceição
Líderes de facção expulsam 164 detentos de galeria do Presídio Central
Polícia suspeita que líder do tráfico tenha sido morto pela própria facção
Na noite de segunda-feira (28), Alexandre Vieira da Silva, 38 anos, morreu em situação semelhante. Uma mulher também ficou ferida no braço. Assim como ocorrido nesta sexta, os tiros foram disparados de dentro de um carro.
A Polícia Civil suspeita que os episódios sejam reflexo de uma confronto por poder e território causado pela divisão do comando do tráfico da região. A violência na Maria da Conceição cresceu após a execução de João Carlos da Silva Trindade, o Colete. Apontado como um dos principais líderes do tráfico de drogas na zona leste de Porto Alegre.
Colete estava em liberdade quando foi morto por volta das 12h30min do dia 23, quando visita a casa de familiares, no bairro Partenon. Portando pistolas .40 e 9mm, cinco homens invadiram a residência e mataram Colete com diversos tiros no rosto.
Desde 2016, a quadrilha que controla o tráfico de drogas na Vila Maria da Conceição está rachada. Colete, conforme as investigações policiais, lideraria um desses lados. O outro lado receberia apoio de criminosos de outras regiões de Porto Alegre. Em 30 de junho de 2016, a Brigada Militar impediu o que seria um atentado contra ele em pleno Fórum Central, em Porto Alegre.