Enquanto ajudava a encaixotar a mudança de um parente, uma australiana de 35 anos que vestia uma calça jeans extremamente justa começou a sentir dormência nos pés. Ela acabou sendo hospitalizada com danos em músculos e nervos da perna. O caso chamou a atenção dos especialistas e repercutiu recentemente na revista científica Journal of Neurology Neurosurgery & Psychiatry.
Segundo o cirurgião vascular do Hospital Moinhos de Vento Gilberto Gonçalves de Souza, a australiana deve ter sido vítima de um problema chamado síndrome compartimental.
Saiba como manter as bactérias longe do seu banheiro
Conheça os erros mais comuns que podem comprometer a higiene bucal
- Quando há aumento da pressão em determinado compartimento da perna, o sangue não consegue chegar aos músculos e nervos, resultando em dor, inchaço e rigidez - explica Souza.
Ainda que um caso extremo como esse seja raro, a forma como nos vestimos pode contribuir para alguns problemas de saúde. Clique nos ícones como o sinal de + e saiba quais tipos de roupa podem ser prejudiciais:
Fontes: Renan Minotto, dermatologista da Santa Casa de Porto Alegre, Marcos Wengrover Rosa, chefe do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital Moinhos de Vento, Ricardo Bertol, médico ortopedista do Hospital São Lucas da PUCRS, Caio da Silva Schmitt, urologista do Hospital Moinhos de Vento, e Gilberto Gonçalves de Souza, cirurgião vascular do Hospital Moinhos de Vento.