
O Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), em Porto Alegre, adotou protocolos para frear um surto de covid-19 em pacientes internados. A situação começou a ser verificada a partir de 16 de agosto. Até esta segunda-feira (1º), 64 pacientes testaram positivo para a covid-19.
Eles estavam no hospital para o atendimento de outras doenças, mas acabaram sendo infectados pelo vírus respiratório. Além deles, cinco funcionários tiveram que ser afastados porque testaram positivo para a doença.
Ainda segundo o hospital, um óbito foi confirmado em razão do surto de covid-19 na instituição. A vítima é um paciente idoso que não estava vacinado. O homem, que não teve nome e idade divulgados, acabou falecendo no dia 28 de agosto.
Atualmente, há 13 pacientes que seguem hospitalizados com covid-19 no Hospital Nossa Senhora da Conceição. Conforme a gerência de internação da instituição, a maior concentração dos casos ocorreu na última semana.
Medidas adotadas
Para evitar a contaminação de outros pacientes e trabalhadores, a direção decidiu limitar a entrada diária de um familiar por paciente, além de adotar o uso de máscaras no interior do centro de saúde durante as visitas.
Também há a orientação para que pessoas com sintomas respiratórios não acessem o local.
O hospital adotou ainda medidas de isolamento para os pacientes diagnosticados para evitar o espalhamento da doença. Além disso, está distribuindo panfletos e cartazes informativos pelo prédio da instituição para alertar sobre as medidas de contenção do surto.
O Conceição não detalhou qual é a cepa do vírus responsável pelo surto, mas informou que ela é "menos agressiva" e tem se mostrado "bastante contagiosa". Os protocolos seguem em vigor até a normalização do cenário.




