
A prefeitura de Viamão definiu que o Instituto Nacional de Pesquisa e Gestão em Saúde, o InSaúde, de São Paulo, será o novo administrador do hospital do município pelo período de 12 meses.
O resultado da licitação foi homologado na sexta-feira (9), mas ainda não há data definida para que o instituto comece a gerir o local.
O InSaúde já atua em Viamão desde 2021, quando assinou o contrato para a gestão da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município. Ele irá substituir o Instituto Maria Schmitt (Imas), que anunciou na semana passada a antecipação da entrega da gestão por falta de verba. O contrato se encerra no dia 27 de julho, mas a devolução será efetivada no dia 1º.
Para substituir a empresa, foi aberto um processo licitatório durante o mês de maio. A escolha foi conduzida por uma comissão de seleção, que declarou a proposta do InSaúde como a vencedora.
Prefeito diz que serviço não será prejudicado
Em um comunicado divulgado nas redes sociais, o prefeito Rafael Bortoletti afirma que foi realizada uma reunião com os médicos do Hospital de Viamão. Segundo ele, o serviço não vai ser prejudicado durante a transição.
A secretária municipal de saúde, Michele Galvão, apontou que já foram realizados os primeiros encontros com a nova empresa para viabilizar uma transição em breve.
*Produção: Gabriel Dias