
Após a decisão judicial que determinou o retorno do Instituto Administração Hospitalar e Ciências da Saúde (IAHCS) à gestão do Hospital de Pronto Socorro de Canoas, a Secretaria Municipal de Saúde afirmou que ainda não foi notificada da determinação.
Houve encontro entre membros da Secretaria Municipal da Saúde e do IACHS na manhã desta segunda-feira (9), com duração de menos de uma hora. Após o encontro, a prefeitura informou que manterá a extinção do termo de colaboração com o IACHS até que seja notificada oficialmente.
— Não fomos notificados e ainda cabe recurso. Vamos reunir nossa equipe técnica jurídica na prefeitura. Uma das questões a ser discutidas é essa — afirmou Gustavo Corrêa, secretário adjunto de gestão hospitalar, após o encontro.
A prefeitura afirma que o Hospital Nossa Senhora das Graças, que passou a administrar o local na semana passada, contratou mais de 200 profissionais para garantir o atendimento na emergência.
— Até o momento, o Hospital Nossa Senhora das Graças fez contratação de 218 profissionais que eram do HPS e IACHCS (Instituto Administração Hospitalar e Ciências da Saúde, que administrava o HPS). Esses profissionais, tanto eles médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, administração e higienização, já estão executando suas tarefas, sua responsabilidade profissional dentro da instituição — disse Corrêa em entrevista ao Gaúcha Atualidade, antes do encontro.
A direção do instituto saiu da reunião sem concordar com a definição, mas garantiu que vai acatá-la.
— Seguimos a disposição para voltar a assumir a gestão a qualquer momento — afirmou o diretor administrativo do IACHS, Marcelo Elísio.
Uma nova reunião deve ocorrer ainda nesta segunda-feira, junto à Procuradoria-Geral do Município, para avaliar recorrer da suspensão.
Movimentação
Na manhã desta segunda, o movimento era grande, mas tranquilo nas salas de espera do ambulatório e da emergência do hospital. As dezenas de pacientes que aguardavam no local estavam na sala de espera, sem superlotação do espaço.