
O Hospital Universitário de Canoas irá ganhar uma porta de urgência e emergência. De acordo com o prefeito Airton Souza, a abertura irá ocorrer em até 45 dias.
A medida foi acordada junto à Secretaria Estadual da Saúde (SES) e ocorre devido ao cenário de superlotação de emergências na Região Metropolitana. O município é referência para mais de cem cidades.
Com a previsão, o intuito é que o serviço comece a no mês de julho. Segundo o município, as tratativas iniciais estão ocorrendo com a Associação Saúde em Movimento (ASM), que administra o HU. Ainda não há uma data para abertura.
O prefeito de Canoas afirma que o serviço de traumatologia será transferido para o local. Até o dia 4 de maio, os casos de politrauma eram atendidos pelo Hospital de Pronto Socorro. Atualmente, a equipe do Hospital Nossa Senhora das Graças está realizando o serviço.
No entanto, conforme fontes consultadas pela reportagem de Zero Hora, a transferência de traumatologia pode não se concretizar. Há indefinições sobre recursos para custeio e estrutura qualificada. No momento, é esperada uma emergência para atendimentos clínicos.